terça-feira, maio 28, 2024
Feira Do Livro 2016TODAS EDIÇÕES

PELOS CAMINHOS DO JORNALISMO

Os alunos de escolas estaduais de Santa Maria e região podem ter um gosto pela profissão de jornalista enquanto ainda estão no ensino médio, por meio do Projeto de Educomunicação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria.

Iniciado em 2010, o projeto de desenvolve durante as duas semanas da Feira do Livro, com proposta de interação, entrevistas com escritores e registros de tudo o que acontece. No começo, eram quatro escolas-polo. Hoje, mais de trinta escolas integram o projeto.

“Este trabalho tem como objetivo principal a questão pedagógica, como um recurso a mais para que o professor melhore a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes”, relata o coordenador do projeto, Professor Valnes Camargo. A inclusão também promove um resgate educacional, uma vez que o projeto vem ao encontro do combate à desmotivação e problemas disciplinares, como abstinência e baixa autoestima.

Gabriéli Maciel, de 17 anos, é aluna do 3º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Cícero Barreto e trabalha na TV Pampa. Conheceu o projeto há três anos. Foi chamada por uma professora para saudar os alunos pela rádio da escola em 2013, mas aceitou o convite apenas ano passado. O que chamou a atenção da estudante foi a proposta de aprender algo novo e ela pegou gosto. “Faço e gosto de fazer o trabalho proposto, mesmo sem reconhecimento, e aprendo muito com isso”, relata a estudante. Mesmo com dois pés dentro do jornalismo, Gabriéli almeja fazer carreira no exército e espera ter a possibilidade de trabalhar com comunicação social dentro do quartel.

O professor Camargo relata que, ao participar do projeto, o aluno se sente motivado e passa a ser protagonista do processo de ensino-aprendizagem junto ao professor, que se torna um mero orientador das atividades. “É uma das coisas mais significativas para nós”. Este trabalho é a base do curso de jornalismo: alunos fotografam, produzem textos e fazem coberturas ao vivo de outros acontecimentos além da Feira do Livro. Todas as interações são acompanhadas de perto por seus orientadores e a rádio escola é apresentada direto no estande da 8ª CRE-SM.

BIBIANA CAMPOS - PAUTA FRIA PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO - FOTO POR GABRIELA SOLDATI - 002

Assessoria de Imprensa – UNIFRA
Texto: Acadêmica de jornalismo Bibiana Campos
Foto: Gabriela Soldati
Prof. responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)