quinta-feira, maio 30, 2024
Feira Do Livro 2017TODAS EDIÇÕES

O HOMEM DA MALA AZUL VISITA OS ADOLESCENTES DO CASE

A manhã desta quinta-feira foi diferente para cerca de 30 alunos que estão internados no Centro de Atendimento Socioeducativo, o Case, em Santa Maria. Os adolescentes receberam o professor alfabetizador e promotor de leitura Maurício Leite, mais conhecido como o Homem da Mala Azul.

“Aceitei vir falar com vocês não por vocês, mas por mim. Para mostrar por que o meu trabalho poderá mudar a vida de vocês para sempre. Porque a leitura traz poder, o poder traz conhecimento, e o conhecimento muda sua vida”, explicou, ainda no início da conversa.

Atentos, os meninos ouviram a história de Maurício, que faz questão de ensinar e estimular o encantamento com a leitura. Ele também contou um pouco de sua história para os jovens.

“Viajei por lugares que vocês não imaginam. Fui preso na Angola, porque carregava uma mala com livros. Na delegacia, li histórias para todo mundo. Vi situações que vocês não imaginam para levar livros a lugares onde ninguém tem coragem de chegar”, contou.

No início, um pouco desconfiados,  os jovens foram aos poucos se deixando encantar com a maneira quase hipnótica de Maurício ler as histórias. Livros de diversos estilos, com a predominância da temática infantil, foram lidos pelo promotor de leitura.

“O livro sempre traz uma surpresa, depende de como você vai apresentá-lo”, defende Maurício.

Depois da leitura das histórias, alguns alunos da instituição fizeram uma homenagem ao Homem da Mala Azul com a apresentação de um rap, e presentearam o professor com uma toalha bordada. As homenagens emocionaram os professores e monitores que assistiram à apresentação.

Mauricio Leite contou histórias para os jovens que ouviram atentos.(Foto: Ronald Mendes)
Mauricio Leite contou histórias para os jovens que ouviram atentos.(Foto: Ronald Mendes)

Cobertura especial: Jornalista Liciane Brun / Veleiro Conteúdo Criativo
liciane@veleiroconteudo.com