domingo, julho 21, 2024
Feira Do Livro 2017TODAS EDIÇÕES

DETENTAS DO PRESÍDIO REGIONAL RECEBEM A VISITA DE CANELLAS

O Patrono da Feira do Livro Marcelo Canellas esteve com um grupo de detentas do Presídio Regional de Santa Maria, na manhã desta quinta-feira. O jornalista conversou com as mulheres e mostrou algumas de suas reportagens.

Na conversa, Canellas incentivou-as para que contassem quais são os seus sonhos e planos ao saírem da penitenciária. “Mesmo achando impossível, digam qual é seu sonho. Pois ele é impossível hoje, mas vocês não sabem se mais tarde ele deixará de ser “, estimulou Canellas.

Dentre tantos sonhos apresentados e contados ao jornalista, a grande maioria era relacionada aos seus filhos. Outros envolviam sair do presídio e montar o próprio negócio: abrir uma padaria, uma lancheria, voltar a cozinhar profissionalmente, ou estudar e cursar o Ensino Superior.

As professoras  também foram incentivadas a contar seus sonhos. ” Meu sonho está relacionado a meu trabalho. Porque eu deposito em vocês (detentas alunas) o meu conhecimento para que assim vocês realizem seus sonhos. Então vocês têm essa responsabilidade de também realizarem o meu sonho”, declarou a professora Letícia dos Santos.

O depoimento da também professora Martha Segatto emocionou tanto as detentas quanto Canellas. “Nunca imaginei que com 35 anos de magistério, ia me encantar tanto quanto me encanto quando encontro elas “, disse a professora.

O grupo de detentas, que faz parte do Núcleo Estadual de EJA Julieta Balestro, participou em aula de uma atividade que envolveu a leitura do livro de Canellas, “Províncias: crônicas de uma alma interiorana“. A partir disso, as alunas foram estimuladas a escreverem um pouco sobre o que sentem e sobre seu próprio cotidiano. O material, coordenado pela professora Maribel Dal Bem, foi entregue ao jornalista como uma lembrança e agradecimento à visita do patrono à penitenciária.

Canellas estimulou as detentas a falar de seus sonhos e planos. (Foto: Ronald Mendes)
Canellas estimulou as detentas a falar de seus sonhos e planos. (Foto: Ronald Mendes)

Cobertura especial: Jornalista Liciane Brun / Veleiro Conteúdo Criativo
liciane@veleiroconteudo.com.br