quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2017TODAS EDIÇÕES

PROGRAMAÇÃO DE SEXTA, 5 DE MAIO

13h – Abertura da Feira

14h  Lançamento de livro infantil

  • Voando Poemotes – Selma Nancy Feltrin
  • Rumo de Um Pequeno Guarani – Mathias Townsend
  • Apresentação Artística da Escola Indígena Ybyra Ija Tenonde Veramiri   e Comunidade Guarani – Canto e Dança
  • Nossos Sonhos em conversando com Deus Diariamente – Alunos da Educação Infantil do Colégio Centenário –  Orgs. Neiva Rosane Rodrigues Lobo e Ana Rubia  Teixeira da Rosa

14h – Teatro Infantil – Palco da Praça

Invenções – Saca-Rolhas Teatro e Cia

Gabi, uma menina muito esperta, resolve visitar o Sítio do Pica Pau Amarelo e encontra Pedrinho bisbilhotando o sótão, onde há uma enorme caixa. O que será que tem dentro? Brinquedos? Quinquilharias? Histórias? Invenções? O que são invenções? Uma divertida aventura onde se aprende a importância de utilizar as invenções do homem de maneira consciente e usar a capacidade inventiva para o bem. No elenco, Luciano Gabbi, Camila Borges, Denise Copetti e Jader Guterres. Direção de Jader Guterres.

Foto: Ronald Mendes
Foto: Ronald Mendes

15h30 – Apresentação das escolas

  • Escola Indígena  e Colégio Franciscano Sant’Anna

16h30min – Contação de Histórias, junto ao ônibus da leitura

Luneta – Marcelo Schmidt e Camila Borges

O uso da luneta para observar o universo vem de Galileu até os nossos dias. Ela tem servido para aproximar o que está longe, enxergando imagens que o olho nu não decifra. A nossa luneta parte do Rio Grande do Sul e vai primeiramente à Europa, depois dá um pulinho na Ásia, reencontra amigos e faz tantos outros. O projeto, idealizado por Marcelo Schmidt e que está sendo lançado neste ano, engloba um livro com poesias musicadas. A obra foi criada em parcerias com pessoas de 11 cidades da Alemanha e da Áustria, que foram responsáveis pelas ilustrações do material. Um cancioneiro infantil que ajuda a expandir o projeto Mala de Herança, que estimula a preservação da língua portuguesa pelo mundo afora.

17h00 – Lançamentos de livros

  • Papoulas e Jabuticabeiras –  Máximo José Trevisan
  • A Dança do Sozinho – Ensaio sobre Estética e História da Arte –  Armindo Trevisan
  • Girando o Mundo – Amélia Morcelli
  • Revista Arte Impressa Ed 1 – Grupo de Pesquisa ARTE  IMPRESSA  UFSM – Org. Helga Correa
  • Dicionário Genealógico Latino – Português  – Vitalino Cesca
  • Massa Folhada nº 9 – Máucio
  • Xiru Lautério e Os Dinossauros I – 2ª Edição História em Quadrinhos – Francês, Espanhol, Italiano e Português –Jorge Ubiratan Lopes da Silva – Byrata
  • Bonê do Bufão – sobre Caricaturas Charges e Cartuns  – Clóvis Geyer
  • Colloríssimo: a coroação e o destronamento de Color segundo Verissimo – Breno Camargo Serafini

18h30 – Livro Livre

O Livro que Mudou a Minha Vida – Bate-papo com Escobar Nogueira e Convidados

O professor homenageado Escobar Nogueira traz convidados para uma conversa sobre o livro que mudou sua vida. No bate-papo, os convidados contarão quais os livros que contribuíram para mudanças na sua trajetória de vida. A plateia terá a chance de receber um livro sorteado de cada convidado, na esperança de que este livro também mude a vida de alguém.

20h00 – Mostra de Animações – Abertura Oficial Cartucho – Praça Saldanha Marinho

Abertura Oficial do 13º Encontro dos Cartunistas Gaúchos por meio de uma mostra de animações de humor. Cartunistas convidados para o 13º Cartucho: Alisson Afonso; Alberto Meneses; Augusto Bier; Alexandre Carvalho; Claudia Borba; Douglas Dias; Greice Pozzatto; Joel Almeida; Leandro Hals; Leandro Dóro; Mauren Veras; Santiago e Wagner Passos. De Santa Maria participam Maucio, Byrata, Elias, Jô e Quadrinhos SA.