domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2020TODAS EDIÇÕES

ONLINE: História e legados de empreendimento cooperativista

O professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luiz Fernando da Silva Mello, lançou nessa segunda-feira, dia 05, o ebook A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul: imaginário e espaço social”. A apresentação da obra foi realizada através de um vídeo divulgado na página da Editora da instituição no Facebook.

O livro aborda a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (COOPFER), fundada na segunda década do século XX em Santa Maria. Ele volta-se à importância da instituição para a comunidade ferroviária e as repercussões nas cidades onde atuou.

De acordo com o autor, a COOPFER é um patrimônio cultural não só arquitetônico, como também para o cooperativismo, enquanto estratégia socioeconômica. Ela influenciou nas áreas do comércio, da indústria, da educação e da saúde onde esteve inserida.

“Esta cooperativa produziu lugares de significativa importância, com repercussões, não só na estruturação física da cidade onde se originou e  de outras cidades do Rio Grande do Sul, como também no imaginário da sociedade em que se desenvolveu”, elucida.

A pesquisa envolveu um período de três anos. Ela foi desenvolvida a partir de relatórios anuais publicados pelas diretorias da cooperativa desde o ano de fundação, em 1913, e entrevistas com ferroviários e pessoas interessadas na preservação da cultura.

“Como a cooperativa construiu diversos prédios como o da Escola de Artes e Ofícios Hugo Taylor, ainda presente na Avenida Rio Branco, fez-se necessário um levantamento fotográfico em Santa Maria e também em outras cidades do Rio Grande do Sul”, acrescenta o autor.

A obra é uma produção da Editora UFSM. Ela já pode ser adquirida através do portal da editora.

 

Texto: Jornalista Letícia Sarturi (MTb 16365), especial para a Feira do Livro.