quinta-feira, maio 30, 2024
Feira Do Livro 2017TODAS EDIÇÕES

TROCANDO EM MIÚDOS PODE GUARDAR AS SUAS MELHORES CRÔNICAS

Na tarde de lançamentos desta quinta feira, dia 4, o escritor Orlando Fonseca lançou o livro Trocando em miúdos – trocadilhos a preço de ocasião, um apanhado de seus 40 anos de crônicas publicadas ao longo de sua carreira. O escritor, que escreveu para o Diário de Santa Maria entre 2005 e 2016,  publica seus textos no site do jornalista Claudemir Pereira. Ele e o ilustrador Byrata movimentaram  o espaço de autógrafos.

Fonseca já foi  Patrono da Feira e conta que apesar de sua relação com o sites de internet, ele ainda não pensa em ter um blog próprio para a publicação de seus textos. “Eu poderia ter. E teria material pra isso, mas na verdade eu gosto de pensar que meu texto vai ser publicado, impresso”, revela. Ele não exclui a possibilidade de criar um site de domínio próprio um dia, mas que por enquanto não está em seus planos, pois apesar de as mídias digitais serem o futuro do jornalismo, ele ainda é muito apegado ao impresso.

Sobre o processo de escolha dentre tantos trabalhos, o autor conta que quando começou a escrever lá em 1977 e ainda estudava muito sobre como produzir  uma crônica, ele se inspirou em autores como Millôr Fernandes, Sérgio Porto e o Barão de Itararé. “E uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a frase, a máxima, o chiste colocado numa frase só. Então não foi tão difícil de escolher. Esse livro é publicado no intuito de marcar esses 40 anos de história”, comemora o escritor.

Orlando reuniu 40 anos de crônicas em uma publicação. (Foto: Pedro Gonçalves-LAFEM/UNIFRA)
Orlando reuniu 40 anos de crônicas em uma publicação. (Foto: Pedro Gonçalves-LAFEM/UNIFRA)

Texto elaborado pelo acadêmica Thayane Rodrigues/ Jornalismo – UNIFRA
Prof. responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)