quinta-feira, maio 30, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

UM JOÃO DE BARRO POUSA NA PRAÇA

         Um livro infantil Lelé João-de-Barro: Arquiteto de Histórias foi lançado nesta quarta-feira, 1º de maio, pelos autores Clarissa Pereira, Daniel Pereyron e Neli Mombelli. Lelé, um joão-de-barr, mora em uma casinha na Jasmim, uma árvore com flores cheirosas. Ele é o personagem que conduz a história, fazendo um passeio pelo patrimônio cultural de Santa Maria, saindo  do Theatro Treze de Maio na parça Saldanha Marinho em direção ao sobrado da TV OVO, na rua Floriano Peixoto, esquina com a Ernesto Beck. A ideia é que ele faça um voo, conduzindo a criança a fim de que ela conheça e reconheça a cidade. ‘’Lelé vai mostrando uma série de patrimônio histórico e cultural da cidade que às vezes a gente não sabe que são representativos para Santa Maria. Isso faz parte da nossa identidade, fala muito sobre o que foi a nossa cidade no passado, fala sobre o nosso presente e precisamos compreender isso para pensar no nosso futuro’’, ressalta Neli Mombelli.

Essa aventura pela história de Santa Maria exercita o olhar das crianças, proporcionando o contato com o patrimônio e os prédios antigos desde cedo, para que quando forem adultos valorizem a importância do que é antigo.

Além da história, os pequenos vão encontrar no livro peças para recortar, desenhos para colorir, jogos e origami, o que torna a viagem pelo mundo da arquitetura ainda mais divertida. Para Daniel Pereyron é preciso que as crianças criem uma sensação de pertencimento. ‘’Quando a gente pensou nas crianças, também pensou nos pais que vão ler o livro e interagir. A criança é uma fomentadora de discussão dentro de casa, então indiretamente atinge os adultos também’’, complementa Pereyron.

O livro é uma proposta para que as crianças se apropriem da cidade onde vivem elaborando vínculos afetivos. Lelé, assim como Bloblô, o mascote da Feira 2019, é um personagem que incentiva as crianças a devorar livros para descobrir novos mundos. Quem tiver interesse em adquiri-lo pode encontrar nas bancas da Cesma Infantil e Athena.

_DSC1496

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo/UFN Lilian Streb

Foto: Acadêmica de Publicidade e Propaganda Beatriz Bessow/LABFEM/UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)