quarta-feira, maio 22, 2024
Feira do Livro 2020TODAS EDIÇÕES

Noite de ver e ouvir história viva com o Patrono Guido Isaia

Um bonito resgate em forma de imagens aconteceu no palco da Feira do Livro, durante a Noite do Patrono, neste sábado. O Patrono da 47ª edição da feira, Guido Isaia, resgatou memórias no seu relicário audiovisual e contou sobre a relação da sua família e da infância, cheia de registros que já estão na história santa-mariense.

Noite do Patrono Guido Isaia - Foto: Ronald Mendes
Noite do Patrono Guido Isaia – Foto: Ronald Mendes

Um dos filhos de Salvador Isaia, Guido ajudou a consolidar a Eny Calçados como uma das maiores do seu ramo no Rio Grande do Sul, e criou e idealizou a Fundação Eny, grande apoiadora e incentivadora da cultura de Santa Maria.

Durante a noite, o empreendedor santa-mariense contou das filmagens da família, e recordou junto do público a época trechos do documentário “Fragmentos no tempo”, dirigido por Marilice Daronco. Também foram exibidos trechos de “A Pandorga”, um filme de família feito em 1952 e filmado por Salvador e Guido Isaia, que resgata uma série de momentos afetivos da infância da família.

O público também teve a oportunidade de conhecer trechos de “Como se fabrica um calçado”, outro filmado por Guido. Na mesma oportunidade, a jornalista Marilice Daronco, coordenadora de comunicação e Marketing da Eny Calçados e Fundação Eny, lançou sua obra “Milímetros da História”, que constrói memórias sobre as produções cinematográficas em 16 mm de Santa Maria.

Noite do Patrono Guido Isaia - Foto: Ronald Mendes
Noite do Patrono Guido Isaia – Foto: Ronald Mendes

O livro, que documenta muito da história da Família Isaia, é resultado de uma intensa pesquisa da sua dissertação de mestrado e mostra como esses filmes colaboram para a história do cinema local. A obra ainda constrói memórias sobre outros realizadores, como Ana Primavesi, Orion Mello, Joel Saldanha e José Feijó Caneda.

– Costumo fazer minhas pesquisas com história oral, que valoriza o depoimento e as histórias de vida das pessoas. A história de Guido tem um valor muito importante também para toda a cidade.

O bacana dessa experiência foi, ao mesmo tempo conseguir fazer o lançamento do livro e ter aquela historia de vida ali, presente. Além de contar a história, temos a história no palco – comenta a jornalista Marilice Daronco.

O livro ‘Milímetros da História’ pode ser adquirido gratuitamente na fundação Eny (Rua Doutor Bozano, 1129)

 

Liciane Brun 
Jornalista – MTB 16.245
Veleiro Conteúdo Criativo – Especial para a Feira do Livro

 

Fotos manchete/matéria: Ronald Mendes