domingo, julho 21, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

DA LAVOURA AOS LIVROS

A chama do poema “na lavoura também me derreto, como as velas, digo isso porque entre tantas, também sou uma delas” iluminou Vanessa Pazza, Extensionista Social da Emater / RS, de 25 anos para reunir além deste, outros tantos sobre a mulher do interior gaúcho. A ideia que começou despretensiosa, era apenas divulgar as histórias de vida, das mulheres fortes do campo, mas virou um livro, Da Porteira Para Dentro – Relatos,Vivências e Memórias de Mulheres Quevedenses, lançado na tarde desta terça-feira, 30.

Vanessa, trabalhou durante 4 anos na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Rio Grande do Sul em Quevedos, município da região central do Estado, conheceu muitas mulheres, vivências e experiências do campo. A partir disso, surgiram vários grupos de mulheres rurais, e destas reuniões, pode-se conhecer cada uma delas. A organizadora do livro, então, lançou a proposta, para que estas mulheres escrevessem, contos, poemas e histórias dentre outros gêneros.

Rosa Garcia Alves, agricultora de 77 anos, conta que superou a rotina da casa para a lavoura e o medo da baixa escolaridade, para escrever, com muita expectativa e empolgação sobre primavera e as flores que cultiva no pátio da casa,  comparando a estação a vida dos filhos. “Eu consegui escrever um pouquinho, mas foi uma felicidade muito grande na minha vida, por isso eu aprendi e hoje ainda estou aprendendo”, orgulha-se.

A partir de um dos grupos mulheres que aprende artesanato, culinária e outras atividades, Zaida Machado dos Santos, de 55 anos, também agricultora, ficou sabendo sobre a oportunidade de publicar pela primeira vez um de seus textos que, apesar da experiência de anos escrevendo contos tradicionalistas, nunca havia publicado. Um poema romântico foi sua escolha para integrar o livro. “Foi o máximo, escrever e publicar pela primeira vez, depois de 55 anos, foi a realização de um sonho”, alegra-se Zaida.

DSC_0182

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo da UFN Caroline Comassetto

Foto: Eduardo Camponogara/LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)