domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2018

A MALA DE LEITURA VOLTA À SANTA MARIA

‘’Transmitir o amor pelos livros, tornou-se o centro do meu trabalho’’, com essas palavras, na tarde de sábado, Maurício Leite participou do lançamento do projeto Mala de Leitura que teve ainda  a palestra da Eliana Yunes, Cátedra da Unesco, no Theatro Treze de Maio.

Maurício, contou das suas experiências em países muito pobres,nos quais as pessoas não conheciam livros, então sabia que a sua missão era compartilhar sabedoria com o mundo, criando o projeto Mala de Leitura.

Logo após, a Cátedra da Unesco Eliana Yunes, presenteou o público com a sua fala, salientando a importância da leitura nas escolas. A Doutora em Letras pela PUC-RIO impactou a plateia com a seguinte frase: ‘’Apesar de seu valor, a sociedade brasileira relega a leitura a planos sempre secundários, encarando-a como uma experiência penosa’’.

A criadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) frisou as dificuldades que as escolas públicas têm em desenvolver a leitura de bom grado com os alunos, porém esses projetos ajudam a amenizar as dificuldades que os docentes enfrentam.

O Projeto Mala de Leitura é patrocinado pela Eny Calçados/Fundação Eny e tem o selo da Cátedra UNESCO de Leitura, financiado pelo Sistema Pró-Cultura RS.


Texto elaborado pela acadêmica Gabriela Gabbi / Jornalismo UFN – Universidade Franciscana
Foto: Thayane Rodrigues/ Labfem-UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)