terça-feira, maio 28, 2024
Feira do Livro 2018

CASA DA LEITURA INICIA COM OFICINAS DE ILUSTRAÇÃO, CARTUNISMO E HQ

A primeira atração da Casa da Leitura, foi o cartunista e ilustrador Joacir Xavier, o Jô. Natural de Cacequi, o artista tem mais de 40 anos de experiência. Nesta tarde ele buscou explicar aos participantes o que é ilustração, suas origens e as suas formas de utilização. Jô também contou histórias e incentivou a produção das crianças.

Segundo Jô, a ilustração não se resume apenas aos desenhos, pode também ser colagens, fotografias e até mesmo imagens escaneadas que se utilizam para representar algum elemento. Entre seus exemplos, Jô propôs atividades e distribuiu caixinhas com lápis de cor que puderam ser levadas para casa. Durante as atividades ele utilizou a máxima “uma imagem vale mais do que mil palavras” afirmando que não é exatamente isto, mas que elas auxiliam muito no entendimento dos elementos textuais.

Na segunda oficina, que iniciou às 16h, Jorge Ubiratã da Silva Lopes, o Byrata, falou um pouco sobre histórias em quadrinhos ou, nas palavras dele, “arte sequencial”. Primeiro ele pediu para que as pessoas desenhassem seu personagem favorito. Depois do desenho inicial, Byrata e os participantes da oficina produziram quadrinhos entre explicações básicas de técnica. Crianças, adolescentes e adultos estavam atentos  e participaram com muita animação.

Ao final da produção, o ilustrador recolheu os quadrinhos produzidos entre elogios e incentivos, demonstrando estar muito feliz com a atividade e a participação na Feira.


Texto elaborado pelo acadêmico Matheus Mattos / Jornalismo UFN – Universidade Franciscana
Foto: Thayane Rodrigues/ Labfem-UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)