domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2018

HISTÓRIAS DA 4ª COLÔNIA EM TRAÇO E TEXTO

O público que passou pela Praça Saldanha Marinho na tarde desta terça-feira, 1º de maio, pode prestigiar o lançamento do livro infantil Histórias Incríveis da Quarta Colônia, dos autores Guilherme da Cás, Jéssyka Gomes da Silva e Mathias Townsend. Conforme a escritora e ilustradora Jéssyka , a iniciativa era criar um livro composto por contos e lendas relatadas por moradores de algumas das cidades que formam a região da Quarta Colônia de Imigração Italiana: Faxinal do Soturno, Nova Palma, Silveira Martins e São João do Polêsine.

Para captar as histórias, os escritores entraram em contato com as prefeituras locais com objetivo de encontrar famílias antigas nas regiões que pudessem contribuir com o trabalho. Os moradores relataram histórias contadas por seus pais, avós e bisavós, que costumavam passar de geração em geração. Após a captação dos relatos, os escritores transformaram em textos lúdicos e ilustrações com foco no público infantil.

Emocionada, a autora afirma que participar da 45ª Edição da Feira do Livro de Santa Maria é um sonho de infância. “Tenho uma relação afetiva muito grande com Santa Maria, pois morei muito tempo aqui. Sempre vinha à Feira do Livro, mas nunca imaginei que um dia estaria aqui como escritora”, comenta Jéssyka. Ela também enfatiza a importância da leitura para as crianças: “E, para as crianças queremos incentivar o gosto pela leitura e o resgate da relação familiar. Como é importante o contato entre gerações”, conclui a jovem.


Texto elaborado pela jornalista colaboradora Viviane Campos/ Egressa do Jornalismo UFN – Universidade Franciscana
Foto: Felipe Cardias/Labfem-UFN
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)