quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

ASL E UFN JUNTAS PELA POESIA

A Universidade Franciscana (UFN) em parceria com a Associação Santa-mariense de Letras (ASL) promoveu no final da tarde desta terça-feira, 7, o 1º Recital de Poesia formado por acadêmicos do curso de Letras da UFN e membros da ASL. O objetivo do recital, que ocorreu no Espaço Café do Theatro Treze de Maio, era propagar a expansão cultural e artística em Santa Maria.

Para o presidente da ASL, João Marcos Adede y Castro, realizar o Recital em conjunto com a UFN é importante para o cenário cultural da cidade. “A UFN é uma universidade de grande prestígio e relevância na cidade, na região e também no estado. Nos sentimos honrados em fazer parte deste momento”, enfatiza Adede y Castro.

Conforme a professora do curso de Letras, Najara Ferrari, o grande interesse é levar para fora da portões da universidade todo o potencial dos estudantes, além de mostrar o que é trabalhado na graduação. “O propósito é fazer um intercâmbio com outras entidades como a Academia Santa-mariense de Letras para que a gente possa dialogar com a comunidade”, comenta a professora.

Com muita alegria, a acadêmica do 3º semestre de Letras, Neli Costa dos Santos, 38 anos, afirma que é uma enorme satisfação participar do Recital de Poesia. A estudante escolheu declamar a poesia Saber Viver, de Cora Coralina. “É uma poesia muito bonita, que nos leva também este convite de como aprender de fato a viver nesse mundo que hoje nos desafia tanto. É saber acolher, ter braço para abraçar, ter carinho para amar. Então, a poesia perpassa por esse ângulo”, explica Neli.

DSC_0075

No 5º semestre do curso de Letras, Gabriela VillaNova Paganotto, de 23 anos, declara que estar participando de uma das programações da 46ª Feira do Livro de Santa Maria é algo maravilhoso. “Ultimamente, as crianças e os adultos estão se relacionando mais com o universo tecnológico que acabam deixando de lados os livros. Eu sempre prezo pelo contato físico e poder sentir aquele cheiro bom que livro tem”, ressalta a estudante.

Por fim, o presidente da ASL garantiu que o Recital de Poesia seria o primeiro passo para outras atividades que serão realizados em parceria com a UFN.

 

Texto elaborado pela jornalista Viviane Campos (MTB/RS 19.230). Egressa Jornalismo-UFN

Fotos: Denzel Valiente/LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)