quarta-feira, maio 22, 2024
Feira do Livro 2020TODAS EDIÇÕES

A PROFESSORA HOMENAGEADA

Laura Maria Fernandes - Foto: Arquivo Pessoal
Laura Maria Fernandes – Foto: Arquivo Pessoal

A professora homenageada é Laura Maria França Fernandes. Filha de Apolonio de Lima França e Paulina Amaral França. 71 anos de idade. Nascida no dia 31/10/1948, em Alegrete -RS, cidade Farroupilha, terra de Oswaldo Aranha e Mário Quintana.

Estudou nas escolas: E.E. Gaspar Martins, E.E Dr. Lauro Dornelles, Escola Estadual Demétrio Ribeiro e concluiu o segundo grau no Instituto de Educação Oswaldo Aranha.

Formou-se em letras (licenciatura plena), habilitação em português-inglês e respectivas literaturas, na faculdade de filosofia, ciências e letras de Alegrete. Agregando também em sua formação de graduanda os cursos de metodologia da língua portuguesa, artes plásticas, música e teatro. Concluindo sua graduação no ano de 1982.

Em 1977 começou a trabalhar como funcionária pública do Estado do Rio Grande do Sul e como funcionária municipal com regência de classe no município de Alegrete-RS atuando nas seguintes escolas: E.E. Gaspar Martins, E.E de 1º e 2º Grau Dr. Lauro Dornelles, Escola Municipal Irma, Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Ibirocaí, Escola Estadual Freitas Valle, Instituto de Educação Oswaldo Aranha, Escola Estadual Farroupilha e Escola Estadual de 1º e 2º Grau Emilio Zuñeda. Também atuou com sua formação na cidade de Manoel Viana na Escola Estadual de 1º e 2º grau Manoel Viana.

Como professora de língua portuguesa e artes, dedicou-se na hora do conto, nas bibliotecas, como incentivadora à leitura. Teve professores marcantes em sua vida como: Aldema Menini Trindade, Zilá Simões, Domingas Faraco e outros aos quais lhe passaram muita vivencia e aprendizado. Tendo em sua trajetória Hoob’s diário a leitura e a arte.

Em Santa Maria desenvolveu suas atividades docentes na escola E.E. Básica Profª. Margarida Lopes, situada no bairro de Camobi e atualmente dedica-se com amor a sua profissão na escola estadual de 1º e 2º Padre Rômulo Zanchi.

Participando e desenvolvendo o projeto de incentivo a leitura: “MALA DE LEITURA” que tem como coordenador do projeto Professor Mauricio Leite.

Seus projetos de trabalho se baseiam em: sensibilizar, reconhecer os valores e virtudes, tocar a emoção para transformar, tornar um ser com olhar mais humano e que saiba reconhecer, valorizar a natureza, os animais e os seres humanos. Observando e valorizando o mundo fantástico que Deus criou.

Totalizando 43 anos de trabalho e dedicação a Educação, transformando através de histórias, sonhos em realidade.


Informações fornecidas pela homenageada e/ ou familiares