terça-feira, maio 28, 2024
Feira do Livro 2020TODAS EDIÇÕES

Escritor homenageado da Feira, professor Ronai Rocha lança obra sobre ética e política em sala de aula

O escritor homenageado na Feira do Livro de Santa Maria, professor Ronai Pires da Rocha, lançou na manhã desse sábado, dia 03, o livro “Escola Partida – Ética e Política na Sala de Aula”. A sessão de autógrafos foi realizada na Livraria CESMA, uma das participantes dessa 47ª edição (confira o mapa completo).

Na ocasião, o educador comentou sobre a surpresa e a alegria de ser homenageado, mas lamentou não poder retribuir o reconhecimento participando do dia a dia da festa literária no local onde ela era realizada nas edições anteriores: a Praça Saldanha Marinho. Ele ainda comentou sobre o novo formato híbrido da Feira.

“A feira está sinalizando presença importante da cultura”, disse o escritor, ao enaltecer a 47ª edição como a primeira feira do livro realizada de forma virtual no país.

Escritor homenageado da Feira, professor Ronai Rocha - Foto: Ronald Mendes
Escritor homenageado da Feira, professor Ronai Rocha – Foto: Ronald Mendes

A obra aborda a temática em torno do movimento Escola sem Partido, assim como amplia o debate sobre a ética profissional docente. Entre as indagações que fundamentam a publicação estão: o que professores podem e devem fazer na sala de aula? Como devem compreender o compromisso do currículo escolar com as questões sensíveis do mundo da criança e do jovem e com os valores e ideais seculares de tolerância, respeito e justiça?

Ronai Pires da Rocha propõe uma discussão sobre o tema partindo dos 40 anos de docência em cursos de formação de professores.

Ele conta que uma das motivações para o desenvolvimento da temática foi as diversas referências ao movimento nesses ambientes, e as questões que surgiram sobre o tipo de posição política que educadores assumiam nas escolas.

Ronai também explica que já identificava nos ambientes universitários uma discussão, tanto entre os estudantes quanto entre os professores sobre os aspectos de posicionamentos políticos na sala de aula.

Escritor homenageado da Feira, professor Ronai Rocha - Foto: Ronald Mendes
Escritor homenageado da Feira, professor Ronai Rocha – Foto: Ronald Mendes

“O tema surgiu com muita força em várias oportunidades. Então eu comecei a pesquisar e me dei conta que não havia no Brasil nenhum livro que procurasse fazer uma escuta, prestasse atenção no tipo de queixa que o movimento faz e tentasse compreender a abrangência. Esse foi meu gatilho principal”, explica o pesquisador.

O primeiro passo para a produção do livro foi “a escuta” dos argumentos do Escola sem Partido. A partir deles, Ronai Rocha acompanhou e desenvolveu uma sequência de alguns dos argumentos e sugestões.

 

Ele também voltou-se a identificação de situações que contribuíram para, conforme o autor escreve, “o ressurgimento do clima de opinião no qual o movimento se insere”. A abordagem ainda recorre aos desafios e às dificuldades da expansão da escola pública.

“Escola Partida. Ética e política na sala de aula” é o quinto livro de Ronai Rocha (confira abaixo), que também participa de outras obras em capítulos de livros. A obra é uma publicação da Editora Contexto e pode ser encontrada nesta edição da Feira do Livro.

 

LIVROS:

  • A Escola Partida. Ética e política na sala de aula. São Paulo. Editora Contexto (no prelo);
  • Quando Ninguém Educa. Questionando Paulo Freire. São Paulo. Editora Contexto, 2017;
  • Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis, Vozes, 2008. (Segunda edição, pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria, em 2014);
  • Filosofia Hermenêutica(Com Róbson Ramos dos Reis). Santa Maria. Editora da UFSM, 2000;
  • Sentimentos de Outono. Ensaios sobre Universidade e Educação. Santa Maria, Editora da UFSM, 1998.

 

Texto: Jornalista Letícia Sarturi (MTb 16365), especial para a Feira do Livro.

 

Fotos manchete/matéria: Ronald Mendes