domingo, junho 16, 2024
Feira do Livro 2021TODAS EDIÇÕES

FEIRA DO LIVRO 2021: AUTORES CONFIRMADOS

Ailton Krenak

Ailton Krenak - Foto: Arquivo Pessoal
Ailton Krenak – Foto: Arquivo Pessoal

Nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Livros: “Ideias para adiar o fim do mundo” e “O amanhã não está à venda”.

 


André Trigueiro

André Trigueiro - Foto: Arquivo Pessoal
André Trigueiro – Foto: Arquivo Pessoal

Jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, escritor, palestrante, repórter da TV Globo, editor-chefe do “Cidades e Soluções” e comentarista dos programas “Estúdio i” e Em Pauta”, na Globonews, colunista da rádio CBN. Autor de vários livros entre os quais “A Força do Um”, Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo” e “Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável”.

Livros: “A força do um”, “Cidades e Soluções – Como construir uma sociedade sustentável” (Ed. Leya, 2017), “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise” (Ed.Globo, 2012); “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação” (Ed.Globo, 2005), Coordenador editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI” (Ed.Sextante, 2003), “Espiritismo e Ecologia” (Ed.FEB, 2009) e “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo” (Ed. Correio Fraterno, 2015).

 


José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa - Foto: Arquivo Pessoal
José Eduardo Agualusa – Foto: Arquivo Pessoal

Nasceu em Huambo, Angola, em 1960. Estudou silvicultura e agronomia em Lisboa. Iniciou a carreira literária em 1988, com A conjura. Entre seus livros, traduzidos para mais de vinte idiomas, destacam-se os romances Nação crioula, O vendedor de passados (prêmio de ficção estrangeira do jornal inglês The Independent) e as mulheres do meu pai, os volumes de contos Fronteiras perdidas e Catálogo de sombras, além das peças de teatro Chovem amores na rua do Matador (com Mia Couto) e Aquela mulher.

Tem 30 livros publicados, sendo 13 romances e mais outras obras de poesia, contos e coletâneas.

Traduzido em mais de 30 idiomas, José Eduardo Agualusa é detentor de vários prêmios, como: o Independent Foreign Fiction Prize por O Vendedor de Passados (2002), que se foi adaptado para o cinema pelas mãos de Lula Buarque de Hollanda, protagonizado por Lázaro Ramos e Alinne Moraes; e o Prêmio Literário Internacional Impac, de Dublin, pela obra Teoria Geral do Esquecimento (2017).

 


Itamar Vieira Jr.

Itamar Vieira Jr. - Foto: Arquivo Pessoal
Itamar Vieira Jr. – Foto: Arquivo Pessoal

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador (BA), em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance Torto arado, publicado pela Todavia em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas. Em 2021, lançou Doramar ou a odisseia: histórias, também pela Todavia.

 


Martha Batalha

Martha Batalha - Foto: Arquivo Pessoal
Martha Batalha – Foto: Arquivo Pessoal

MARTHA BATALHA nasceu em Recife em 1973 e cresceu no Rio de Janeiro. Trabalhou como repórter e criou a editora Desiderata. Mudou-se em 2008 para Nova York, onde fez mestrado em Publishing na NYU e atuou no mercado editorial. Seu romance de estreia, A vida invisível de Eurídice Gusmão, foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do Oceanos, além de ter os direitos vendidos para mais de onze países e para o cinema. Martha mora em Santa Mônica, na Califórnia, com o marido e dois filhos.

Livros: “A vida invisível de Eurídice Gusmão” e “Nunca Houve um Castelo”.