domingo, julho 21, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

SEGUNDA SEMANA DA FEIRA INICIA COM ATRAÇÕES DE RENOME INTERNACIONAL

A 50ª Feira do Livro de Santa Maria inicia a segunda semana de atividades gratuitas com destaques na programação do Livro Livre. Realizada diariamente às 19h, a principal atração da festa literária contará com a presença de escritores de renome internacional e aguardados pelo público.

Nesta semana, o primeiro a subir ao palco do Livro Livre será o escritor Ailton Krenak, neste domingo (08). A noite de bate-papo com o líder indígena está com os ingressos esgotados. A procura também fez com que a atividade mudasse de local. Ela será realizada no Auditório do Colégio Marista Santa Maria.

“Fizemos a troca do local do bate-papo com Ailton Krenak para comportar um público maior e não nos surpreende tanto a rapidez com que os ingressos esgotaram. Krenak é um dos maiores pensadores que temos na atualidade e faz tempo que os santa-marienses querem ter a alegria de ouvi-lo pessoalmente”, comenta a superintendente da Secretaria de Município de Cultura, Liciane Brun, em referência a última participação de Krenak, via transmissão online, na Feira do Livro, em 2021.

DE PORTUGAL PARA O LIVRO LIVRE

O Livro Livre também terá a presença de convidados internacionais. Vindo de Portugal, o escritor agraciado com o Prêmio da União Europeia de Literatura (2012) pela obra “A boneca de Kokoschka”, Afonso Cruz, tem um encontro marcado com os santa-marienses na próxima terça-feira (09), às 19h, no Theatro Treze de Maio. Autor dos livros “Jesus Cristo bebia cerveja” (2014), “Flores“ (2016), “Vamos comprar um poeta” (2016), Afonso também é ilustrador, cineasta e músico.

No dia seguinte, quarta-feira (10), será a vez do ator português Pedro Lamares apresentar ao público o espetáculo “A poesia é uma arma carregada de futuro”. A apresentação fala de grandes temas universais da poesia como o amor e a morte, além do medo, de discriminações e da esperança.

Os dois artistas estarão reunidos, na segunda-feira (08), em uma edição especial da Sina Poética. “Uma Noite Dedicada à Literatura Portuguesa” será voltada à produção literária de Portugal e ocorre às 20h30, no Vila Belga Food Hall. A entrada é gratuita.

Já o último dia do Livro Livre, sexta-feira (12), será com a escritora e tradutora Natalia Borges Polesso. Ela possui oito livros publicados. Dentre eles, “Amora” (2015), vencedor dos Prêmio Jabuti, Açorianos e da Associação Gaúcha de Escritores (AGEs);  “Controle” (2019), seu primeiro romance, vencedor dos prêmios AGEs e Vivita Cartier e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura; “Corpos Secos” (2020), prêmio Jabuti na categoria Romance de entretenimento. Recentemente publicou “A extinção das abelhas”(2021), vencedor do Prêmio Minuano e finalista dos Prêmios Jabuti e São Paulo, e o infantil “Formiguinhas” (2022).

A 50ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; CESMA; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Produção Cultural: Denise Copetti; Bah! Comunicação Criativa e Plano Comunicação e Eventos. Incentivo Cultural: Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed. Apoio: Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom. Patrocínio:  Corsan – Evoluir nos define. Governo do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas.

Confira a programação completa do Livro Livre 2023

Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Especial para 50ª Feira do Livro Santa Maria