domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2021TODAS EDIÇÕES

Intervenção com ‘Los Viajantes’ transporta o público da Feira do Livro para Santa Maria da década de 1920

Durante a Feira do Livro de Santa Maria, a segunda maior do estado, é comum encontrarmos viajantes que chegam à cidade para prestigiar o evento. No domingo (03), alguns destes turistas chamavam a atenção de quem passeava pela Praça Saldanha Marinho e conferia as bancas de livros no local.

O exótico grupo que circulava entre os público se trata de uma trupe de artistas que embarcou em um trem em 1920, para iniciar sua turnê pelo mundo. Porém, algo inesperado aconteceu durante a viagem e os passageiros só chegaram ao seu destino neste momento.

Los Viajantes - Foto: Ronald Mendes
Los Viajantes – Foto: Ronald Mendes

A intervenção artística ‘Los Viajantes’, que animou a tarde na Feira do Livro de Santa Maria, faz parte do repertório de espetáculos do grupo Companhia Armazém. Com mais de duzentas apresentações no Rio Grande do Sul, a atração foi produzida pensando no público adolescente, como forma de contrapor os costumes de antigamente aos de hoje em dia.

Patrícia Garcia, integrante do grupo, explica que foi identificada uma lacuna cultural em projetos voltados para a faixa etária a partir dos 12 anos, onde percebeu-se que o foco estava sendo, em maior parte, ao público infantil.

“Por mais que seja uma realidade distante para eles (adolescentes), conforme vai evoluindo a interação, eles começam a ter simpatia e no final já estão cantando juntos”, esclarece.

A artista, que fez uma pesquisa documental para desenvolver o espetáculo, também destacou a importância de conservar e compartilhar as origens da cidade, elogiando o projeto do Distrito Criativo que busca revitalizar a memória local e o centro histórico de Santa Maria. “Muitos santa-marienses são oriundos de famílias de ferroviários. Então são muitas histórias que são importantes de se manter e passar de geração a geração”, defende Patrícia.

O público tem mais duas oportunidades para conferir intervenções da trupe ‘Los Viajantes’ na Praça Saldanha Marinho, nos dias 09  e 10 de outubro, às 14h e 15h, respectivamente.

Nathália Arantes

Bacharela em Ciências Sociais – UFSM
Acadêmica de Jornalismo – UFN