domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2021TODAS EDIÇÕES

Tarde de domingo foi dedicada às crianças com o espetáculo “Tok Toque”

Os balões coloridos no palco do Theatro Treze de Maio revelavam: a tarde do primeiro domingo da 48ª Feira do Livro de Santa Maria era dedicada às crianças. A interação com os pequenos iniciou antes mesmo do grupo musical “Tok Toque” começar sua apresentação. Ainda com o palco vazio, as crianças ouviram as orientações para poderem desfrutar do espetáculo sem nenhum transtorno. A voz que avisava sobre os cuidados com o teatro acionava o público infantil “Ô guri! Olha pra cá. Tô falando contigo mesmo…”.

Após instruções repassadas, chegou a hora do show. “Sejam bem-vindos ao mundo da fantasia” anunciavam aos pequenos, que, junto dos pais, avós e responsáveis, aguardavam com animação a apresentação. As risadas do público foram arrancadas logo no início, com a discordância entre os músicos quanto a hora de tocarem. Ficou combinado que as crianças avisariam quando o violinista tocasse fora de hora.

Espetáculo Tok Toque - Foto: Alex Cáceres
Espetáculo Tok Toque – Foto: Ronald Mendes

Logo em seguida começou o grande espetáculo da “Liga dos Bichos”, produção musical realizada por meio de bichos de borracha. O olhar atento de um menino que acompanhava a sessão imediatamente reconheceu o objeto que se apresentava. “Isso é um brinquedo de cachorro”, denunciava o pequeno que identificou o acessório.
A atenção das crianças era constante, quebrada apenas quando elas interagiam com os músicos. Os adultos presentes também compartilhavam do mesmo encantamento, entrosando frequentemente com as brincadeiras propostas pelo grupo.

Os personagens Dona Cantora, Mozartchê e Josemário também fizeram as crianças se movimentarem nas cadeiras do teatro. Com música ao fundo, não teve quem resistisse à coreografia agitada ensinada pelos artistas. Entre palmas, cantos e instrumentos musicais, o time composto pelos educadores musicais Jade Schneider, Josemar Dias e Matheus Lameira, tranversalizou educação, música e teatro.

O espetáculo, que surgiu em 2018 com os os educadores musicais, estava se apresentando através do formato online após o início da pandemia de Covid-19. Matheus Lameira, que dá vida ao personagem Mozartchê, contou que a apresentação na Feira do Livro de Santa Maria marca o retorno do grupo aos palcos.

Espetáculo Tok Toque - Foto: Ronald Mendes
Espetáculo Tok Toque – Foto: Ronald Mendes

O reconhecimento da volta durante a programação da feira também foi destacado por Jade Schneider: “Nos sentimos muito honrados, pois somos professores e artistas. É uma honra estar no palco de um lugar tão importante que é o Theatro Treze de Maio, dentro de um evento que também é muito importante que é a Feira do Livro para a cultura. Sabemos que a cultura e a educação deram uma parada por consequência da pandemia, as crianças também ficaram sedentas por contato com a arte. Nos sentimos muito agraciados por estarmos presentes neste evento”, afirmou a artista, que interpreta a personagem Dona Cantora.

A Feira do Livro ocorre até 16 de outubro, com programação híbrida na Praça Saldanha Marinho, no Theatro Treze de Maio e nas redes sociais da Feira.

 

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Liciane Brun – MTB 16.246