domingo, maio 19, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

Eliana Yunes no Livro Livre: “A obra de Lobato é (…) uma pedagogia revolucionária”

Professora universitária, com formação em Filosofia e Letras. Doutorados em Linguística e Literatura. Pesquisadora e crítica, com publicações em interpretação, Teorias da Leitura e Formação de Leitores. Estudos interdisciplinares e transdisciplinares nas áreas de Hermenêutica, Letras, Educação, Artes, Teologia e Políticas Públicas. Essa é a Eliana Yunes, convidada para o Livro Livre de segunda-feira, dia 09 de maio, na Feira do Livro de 2022. Além disso, ela criou para a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de Leitura (Proler).

Eliana esteve de modo híbrido, ao vivo, conversando com o público. Por quase uma hora, ela falou sobre “O maravilhoso e a realidade na literatura infantil de Monteiro Lobato”. O papo foi mediado pela jornalista, Vanessa Backes, e pelo professor de Filosofia, Andrei Cerentini. Eliana começou a explicando o tema “fantástico” e “maravilhoso” no termo da literatura. Ela cita o escritor búlgaro Tzvetan Todorov, teórico no assunto e autor do livro “Estruturas Narrativas”, qual escreve sobre teorias das histórias dos livros com enigmas. Na obra, ele explica a teoria das histórias que ninguém questiona por ser “maravilhosa”. Eliana ainda citou que: “Lobato não foi descoberto com a Literatura infantil, ele já era um grande nome”.

No decorrer da conversa, com conhecimento no assunto, Eliana explicou a maneira que o Lobato seguia para escrever suas obras. Ela também discorreu sobre o conceito da história que poucos conheciam por trás do Sitio do Pica Pau Amarelo. No final das explicações, a professora declarou: “A obra de Lobato é uma literatura original e uma pedagogia revolucionária nessa junção. Embora ele só pretendesse ter dialogado com crianças.” Após a aula de informações, Eliana respondeu perguntas feitas por Vanessa e Andrei.

Vanessa Backes e  Andrei Cerentini são os mediadores do bate-papo do Livro Livre

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de jornalismo da Universidade Franciscana
Texto elaborado pelo acadêmico Matheus Jardim Andrade
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Foto: Julia Dutra (LabFem – UFN)
Foto capa: Ronald Mendes
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria