quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

Paulo Ferrony lança obra sobre gestão de conflitos

Na tarde de segunda-feira, dia 09 de maio, o professor Paulo Renato dos Santos Ferrony lançou sua primeira obra solo, intitulada “Gestão de Conflitos: Uma Abordagem Contemporânea”. O livro, baseado em discussões em sala de aula e teorias de autores já conhecidos, compila parte do pensamento e trajetória de Ferrony na área acadêmica e jurídica, especialmente na área da gestão de conflitos jurídicos.

“Leciono desde 1996, e isso me trouxe vivências que, acumuladas, se transformaram em experiências que consegui traduzir, e foi o que aconteceu com essa obra”, comenta Ferrony. Ele atua na Universidade Franciscana desse 2002, onde iniciou a disciplina de Negociação, depois chamada de Gestão de Conflitos, onde captou através de outros autores, debates em sala de aula, e reflexões próprias o que intitula de “Estado da arte da gestão de conflitos”.

O livro, que terá todo o dinheiro arrecadado para instituições filantrópicas, aborda o caminho alternativo ao sistema judiciário que, segundo o próprio autor, peca pela morosidade nos trâmites e dificuldade de acesso às classes menos favorecidas da população. “O processo hoje acaba por se tornar um meta-conflito ao invés da solução”, comenta, ao tratar de fatores como trâmites, opiniões do judiciário, tempos, prazos, momentos, signos, linguagem, entre outras questões que fazem com que o Direito possa atuar de maneira mais focalizada nas pessoas ao invés dos processos.

Público prestigiou o lançamento da obra “Gestão de Conflitos” – Foto: Julia Dutra


Assessoria de Imprensa: acadêmicos de jornalismo da Universidade Franciscana
Texto elaborado pelo acadêmico Petrius Dias
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Fotos: Julia Dutra (LabFem – UFN)
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria