quinta-feira, maio 30, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

Noite de Sarau e emoção no Livro Livre

Apresentado pela escritora Karina Maia Dick, o Livro Livre dessa quarta-feira, dia 11 de maio, foi um encontro poético literário promovido pelo Sarau dxs Atrevidxs. Diferentes artistas, que já estavam com o nome confirmado na apresentação, dividiram o palco com membros da plateia que, inspirados pelo ambiente, decidiram participar de última hora. Foram cerca de quinze apresentações em 90 minutos.

Presença frequente na vida cultural de Santa Maria, o Sarau dxs Atrevidxs completou oito anos no dia 03 de maio, o que transformou essa noite em uma comemoração dupla. Criado com a finalidade de reunir pessoas apaixonadas por literatura e poesia, o grupo fez jus a origem da palavra “amador”. 

Oriunda do latim, essa palavra de seis letras se traduz em “aquele que ama”. Um amor pela arte que pode ser transmitido das mais diversas formas, desde a leitura de clássicos do chileno Pablo Neruda, prêmio Nobel da Literatura em 1971, até a interpretação emocionada de obras próprias ou de amigos homenageados, como foi o caso da professora Giovana de Carvalho. 

Acompanhada por seus alunos na plateia, Giovana foi chamada ao palco para homenagear o Instituto Olavo Bilac, instituição que completa 181 anos em 2022. Ela aproveitou a oportunidade para ler um poema composto pela amiga, a também professora Ana Paula Fogaça Benchimol, que não esteve presente por problemas de saúde. No final das apresentações, todos voltaram juntos ao palco e distribuíram um grande abraço simbólico para o público.

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana

Foto e Texto elaborado pelo acadêmico Patrício de Freitas 

Professor Responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria