domingo, julho 21, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

ARTISTAS RETRATAM A PADROEIRA DA LIBERDADE

Quem atravessou a Praça Saldanha Marinho na tarde desta quarta-feira (10), acompanhou o trabalho de dois artistas plásticos que se reuniram ao lado da banca Memorabilia Books para homenagear a rainha do rock por meio da pintura.

No local já foram vendidos mais de 150 exemplares da obra “Rita Lee & Tutti Frutti”, de Gérson Werlang, entre o site e a banca. O autor também estava presente para autografar quem foi até o local adquirir o livro. 

Os artistas, Geraldo Markes e Ricardo Marques, escolheram retratar em quadros duas fases de Rita Lee. As pinturas apresentavam o colorido da cantora e a sua marca registrada: o cabelo cor de fogo. Geraldo escolheu a capa da revista Rolling Stone de 2007. A técnica realista e rápida foi esboçada para chegar o mais próximo da expressão da cantora. O quadro durou em torno de 1h para ficar pronto.

“Eu pude assistir a Rita Lee algumas vezes ao longo da vida, acompanhei os passos finais dela e foi uma saída de cena anunciada, ela estava muito doente. Escolhi retratar ela na capa da Rolling Stone, por ser uma menina roqueira e brasileira, além dessa foto traduzir muito a rebeldia dela e a sua postura marcante de pop star”, comenta o artista plástico. 

Márcio Grings, editor da editora Memorabilia, esteve presente para acompanhar a pintura e expressou a sua admiração pelas artes plásticas e a presença delas na Feira do Livro.

“Um dos objetivos da nossa banca é circular com artistas, gostamos de fazer isso e temos esse espaço lateral que permite colocarmos em prática. Então é muito bacana pensar na feira, não só como um evento de livros, mas também agregando outros artistas. Essa homenagem à Rita foi ideia do Geraldo e na hora, eu apoiei”, conta o editor. 

Fotos: Ronald Mendes

Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa