sexta-feira, junho 14, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO DA TV OVO CONTA COM INTÉRPRETE DE LIBRAS

Nesta 50ª Feira do Livro de Santa Maria, as produções da TV OVO voltam a encantar o público. No início da tarde desta quinta-feira (04), no começo das atividades da festa dos livros, ocorreu a exibição do documentário “Quando te avisto” (2020) no Theatro Treze de Maio. A iniciativa contou com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), sendo uma das atividades inclusivas que integram essa edição.

Garantindo a acessibilidade, a apresentação contou com a participação de jovens surdos da Clínica Cóser. Além do documentário, com duração de 45 minutos, a intérprete de Libras Vivian Claudy esteve presente para contribuir com a conversa e aproximação do público com a obra.

“A acessibilidade comunicacional é um direito do surdo e deve estar presente em todas as áreas da sociedade. Por ser um evento do porte da Feira do Livro e da importância para Santa Maria, é importante essa acessibilidade para garantir esse direito à cultura, entretenimento”, explica a intérprete.

A tarde também contou com a presença de um grande público infantil das escolas municipais. O documentário, que aborda a presença indígena em Santa Maria, despertou a curiosidade das crianças. Elas participaram com perguntas sobre a comunidade indígena.

“Eu achei que não teriam perguntas, mas me surpreendi e foi muito bom! Eu não estava preparada para dúvidas tão específicas, mas achei fantástico essa troca com as crianças”, comenta uma das diretoras do documentário, Denise Copetti.

A próxima atividade gratuita da Feira do Livro que conta com intérprete de Libras será o espetáculo infantil Serena Procura um Planeta. Ela ocorre no sábado (06), às 15h, no Theatro Treze de Maio.

Foto: Ronald Mendes

Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa