domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

GÉRSON WERLANG RELEMBRA MOMENTOS DE RITA LEE EM SM

Gérson Werlang recupera as lembranças da segunda passagem da cantora Rita Lee no município, no livro “Rita Lee & Tutti Frutti – Santa Maria, Maio de 1978”. O lançamento,  realizado nesta sexta-feira (05), fez um resgate fotográfico inédito da época, além de retratar a década de repressão militar e ebulição cultural. 

O livro de crônicas descreve peculiaridades, revela personagens, relata o evento e faz importantes contextualização do cenário no ano em que a cantora esteve na cidade. 

“O livro nasceu muito das minhas pesquisas em torno da música na cidade. Um dia eu me deparei com esse show em um jornal, eu sabia que ele havia acontecido, mas quando eu pesquisei melhor, foi surgindo a história”, comenta o autor. 

Parte da pesquisa de Gérson, foi com pessoas que estavam presentes na década de 70 em Santa Maria, e que presenciaram esse momento marcante da Rita Lee na cidade. O professor e escritor Orlando Fonseca vibrou ao som da cantora naquele ano e deixou seu incentivo para que todas as pessoas conheçam essa obra tão enriquecedora na história santa-mariense.

“Nós somos uma cidade que tem uma dificuldade muito grande para referenciar a memória. Então alguém que se disponha a contar sobre nossa história, acaba colocando Santa Maria em outra dimensão”, declara o escritor.

Foto e Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa