quinta-feira, junho 13, 2024
Feira do Livro 2024

Feira Fora da Feira promove bate-papos entre escritores e estudantes

Literatura também é encontro na 51ª Feira do Livro de SM. A partir dessa premissa, a Feira Fora da Feira, primeira fase da festa literária santa-mariense, iniciou com uma nova ação na tarde desta terça-feira (28): Encontros com escritores. Até 07 de junho, estudantes da rede pública receberão escritores locais para bate-papos sobre literatura e leitura (veja cronograma abaixo).

O primeiro encontro ocorreu com a escritora Iolanda Wilhelm, na EMEF Tancredo Penna de Moraes, localizada no Distrito de Palma. Na ocasião, ela leu e compartilhou sobre o processo produtivo da mais recente obra que assina: “A Boneca de Anna”. Lançado esse ano, o livro aborda a história da chegada dos imigrantes alemães no Brasil, que completa 200 anos em julho.

 

A escritora Iolanda Wilhelm leu o seu último lançamento,  “A Boneca de Anna”

 

Mais do que incentivar o hábito da leitura, a atividade promoveu um estímulo à imaginação. As crianças compartilharam impressões sobre a história e relatos sobre como transformariam a narrativa. “A principal fonte da literatura é a imaginação. Os livros nascem com a imaginação do escritor. Um leva ao outro”, explica Iolanda.

Além de remeter a imigração alemã, o livro também mostra que a imaginação pode ser utilizada a qualquer hora por meio do exemplo da personagem Anna A.H, uma menina imigrante. Em uma carta de 1824, escondida numa boneca, ela relata que a cada canteiro aberto no chão, mais uma brincadeira era inventada. “Criei (a personagem) com o intuito de mostrar que a simplicidade também traz felicidade”, comenta a escritora aos ouvintes.

Durante a vivência, Iolanda ainda compartilhou sobre o processo de produção da obra, que levou nove meses para ser desenvolvida: “Esse livro começou a ser construído em junho de 2023. O livro não fica pronto tão rápido assim. Vem a inspiração, a história. Passa um tempo, vem novas inspirações. Dá uma ajustadinha no texto. Apresenta para quem for desenhar. A gente leva para a editora e depois vai para a gráfica, que depois imprime“.

 

Estudantes da EMEF Tancredo Penna de Moraes conversaram com a escritora

 

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA

Devido as fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, a data da 51ª Feira do Livro de Santa Maria foi alterada e ela ocorrerá em dois momentos. O primeiro, chamado a Feira Fora da Feira, é realizado até o dia 08 de junho e traz diversas ações descentralizadas pelo município. Elas envolvem leituras nas escolas, contacões de histórias, visitas de escritores e atividades no LabCriativo e EduTech, no Mercado da Vila Belga. Confira a programação aqui.

Já as bancas de livreiros e a programação cultural retornam à Praça Saldanha Marinho na segunda etapa da Feira: de 23 de agosto a 07 de setembro. Na ocasião, o público contará com bate-papos literários e apresentações musicais do Livro Livre e espetáculos infantis no Theatro Treze de Maio.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 ENCONTROS COM ESCRITORES

  • Dia 03 de junho | 14h | EMEF PADRE NOBREGA

Escritora: Onilse Noal Pozzobon

  • Dia 04 de junho | 14h | EMEF ADELMO SIMAS GENRO

Escritor: Auri Sudati

  • Dia 05 de junho | 13h30 |  EMEF VICENTE FARENCENA

Escritor: Armando Ribas Neto

  • Dia 06 de junho | 10h30 | EMEF F ADELMO SIMAS GENRO

Escritor: Armando Ribas Neto

  • Dia 06 de junho | 14h | EE PROFESSORA MARGARIDA LOPES

Escritora: Edinara Leão

 

Fotos: Ronald Mendes

Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa