sexta-feira, junho 14, 2024
Feira do Livro 2024

Contações de Histórias levam teatro, música e literatura aos Distritos de SM

De que forma você transmite uma fábula? Até a próxima sexta-feira (07), a iniciativa “Contações de Histórias”, integrante da Feira Fora da Feira, mostra a diversidade de expressões culturais para se propagar uma história. A iniciativa leva artistas e grupos teatrais para propagar literatura nas escolas da rede pública localizadas nos Distritos de Santa Maria (confira as imagens abaixo).

Por meio do teatro e de leituras, artistas locais provocam sorrisos e fomentam a cultura entre estudantes de diversas faixas etárias. Entre eles, estão os atores Helquer Paez e Julio Cesar Aranda, da Cia de Retalhos de Teatro, que apresentaram a palhaçaria na manhã desta quinta-feira (06) à EMEF Intendente Manoel Ribas, em Santo Antão.

 

Os atores Julio Cesar Aranda (esq) e Helquer Paez (dir) integram a Cia de Retalhos de Teatro

 

Helquer destaca a característica lúdica da atividade, que contou com teatro de fantoches, interatividade com a plateia, intervenções cênicas e musicais para contar história. “Não precisa ganhar Barbie ou o melhor brinquedo eletrônico. Não desmerecendo, mas o lúdico está ali. Como o próprio menino (da narrativa) fala: basta imaginar”, explica o ator.

Desta maneira, além de transmitir mensagens, os artistas ainda despertaram a criatividade e a imaginação das crianças. “Eu acho que o grande impacto é as pessoas terem um momentinho de sonhos. Um momentinho de poder sair um pouco dos seus problemas, das suas realidades para sonhar que é possível voar”, destaca Julio Cesar em referência a história contada, “O menino que queria voar”.

HISTÓRIAS CANTADAS

Já à tarde, na EMEF Major Tancredo Penna de Moraes, Distrito de Palma, o grupo Polly Divertida, por meio dos integrantes Rebecca de Rossi e Daniel Triaca, revelou que a música também conta histórias, como “Os três porquinhos”. “É uma história que todo mundo conhece e ela acaba sendo vista de uma maneira diferente, vivida de uma maneira diferente por ser musicalizada”, comenta Rebecca, que é a idealizadora do grupo especializado em educação e música.

 

Daniel Triaca e Rebecca de Rossi realizaram contações de histórias através de músicas

A Feira Fora da Feira constitui a primeira fase da 51ª Feira do Livro de Santa Maria. Esta edição da Feira é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul #proculturars.

 

Fotos: Divulgação

Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa