domingo, julho 21, 2024
Feira do Livro 2024

Prazo de inscrições para concurso da Feira do Livro é prorrogado para 20 de julho

O prazo de inscrições para o concurso cultural “Sobre o meu lugar contando histórias”, da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, foi ampliado para a próxima quarta-feira (20).  A iniciativa tem como tema “Paisagens. Lembranças. História. Vida” e é voltada para alunos do 8º ao 9º ano da rede pública do município. Os interessados devem enviar seus textos para cultura@santamaria.rs.gov.br.

A ideia do concurso surgiu a partir das fortes chuvas que assolaram o Estado durante o mês de maio e com a transferência da realização da Feira do Livro de Santa Maria. De acordo com a patronesse dessa 51ª edição, Amanda Scherer, é impossível ficar sem reação diante do que aconteceu principalmente quando o mundo do livro no município faz sua festa. Para a educadora, entender a natureza e seus desafios demanda leitura, aprendizado e conhecimento produzido sobre ela.

“O livro é nosso maior aliado. A Feira é o lugar do livro, de todo e qualquer livro. Não só do romance e da poesia, como também daquele sobre pássaros, sobre solo, sobre nossos rios, sobre nossas montanhas, sobre nossa história”, comenta Amanda.

O concurso é dividido em quatro etapas. A primeira envolve a produção do texto sobre a temática e a inscrição.  “A partir de palavras como: paisagem, lembranças, língua, história, semente, vida, elas devem servir, como uma espécie de fio condutor, com valor simbólico, para que crianças de cada bairro de Santa Maria possam descrever o seu entorno e associá-las à natureza à sua volta”, explica a patronesse sobre a temática.

As etapas seguintes envolvem seleção dos 30 melhores textos e imersão dos jovens escritores no LabCriativo, no Mercado da Vila Belga. Na ocasião, especialistas como geógrafos, geólogos e biólogos vegetais apresentarão as respectivas especialidades.

No retorno à escola, os estudantes devem relatar a atividade para a turma e convidar cinco colegas para produzirem um mural sobre o texto. Ele deve conter fotos, relatos, descrições geológica, geográfica e biológica da redondeza.  A última fase envolve a exposição dos murais durante a Feira do Livro e votação para selecionar os cinco melhores trabalhos.

Os vencedores serão divulgados no site da Feira do Livro. Os prêmios são: exposição e apresentação de trabalho na 51ª edição da festa literária, medalhas e passeios especiais para a turma e publicação do texto em edição impressa.

NOVA DATA

Devido aos danos causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul durante o mês de maio, a data da Feira foi alterada e ela ocorre em dois momentos. O primeiro, chamado a Feira Fora da Feira, foi desenvolvido em maio e junho e trouxe diversas ações descentralizadas pelo município. Elas envolveram leituras nas escolas, contações de histórias, visitas de escritores e atividades no LabCriativo e EduTech, no Mercado da Vila Belga.

Já as bancas de livreiros e a programação cultural retornam à Praça Saldanha Marinho na segunda etapa da Feira: de 23 de agosto a 07 de setembro. Na ocasião, o público contará com bate-papos literários e apresentações musicais do Livro Livre e espetáculos infantis no Theatro Treze de Maio.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa