quinta-feira, setembro 12, 2024
Feira do Livro 2024Programação Infantil

Espetáculo conquista a criançada com narrativa cheia de mistério e magia inspirada em livros infantis

Na tarde desta sexta-feira (23), a 51ª Feira do Livro de Santa Maria foi palco do espetáculo infantojuvenil: “Como Reconhecer uma Bruxa?”. A peça, conduzida pelo Grupo Contra-Regras, levou o público presente no Theatro Treze de Maio a mergulhar no mundo mágico e intrigante das bruxas.

O enredo gira em torno de Ragnar, um avô que guarda todos os segredos sobre como identificar uma bruxa. Ele se arrisca ao compartilhar essas informações com sua neta e, claro, com a plateia, que se envolveu na história e foi transportada para um universo cheio de mistérios e magia.

No espetáculo infantil, o vovô Ragnar é a única pessoa que sabe tudo de bruxas

Natália de Souza, atriz e diretora do Grupo Contra-Regras, destacou a importância do espetáculo para a trajetória do grupo. Criada em 2021, a peça passou por várias transformações ao longo do tempo, incluindo a ampliação do elenco.

“É um espetáculo que é muito importante para a gente, na nossa trajetória e também é muito legal trazer para a Feira do Livro, porque esse espetáculo foi inspirado em alguns livros que eu costumava ler na minha infância. Então, são coisas que são íntimas a mim, e por isso é tão importante trazê-lo para a feira, para também falar sobre histórias, falar sobre diferentes percepções das crianças sobre os diferentes gêneros literários, porque a peça traz um ‘terrorzinho’ infantil”, explicou Natália.

Além da performance cativante dos atores Pedro Diana Moraes, Bruna Nathalia Alves e Sara Lourenço, a trilha sonora ao vivo foi conduzida pelos talentosos músicos Lufe Duarte, Lara Montero e Dener Madruga, que complementaram a atmosfera mágica da peça.

A plateia, composta por crianças de diversas idades, contou com a participação de alunos e alunas de escolas de Santa Maria. A professora Elianara Leslei Feller, vice-diretora da Escola Básica Estadual Érico Veríssimo e Embaixadora das Escolas Criativas, acompanhou os estudantes do 6º e 7º ano e comentou a importância da experiência.

 “Observei cada olhar, cada sorriso, observei a interação deles neste momento e tenho certeza que essa foi uma tarde muito especial, de muito aprendizado e, principalmente, de oportunidade de estar presente em um espaço diferente, mas também recebendo esse conhecimento, essa outra forma de aprendizagem, que vai além dos espaços da escola”, relatou a professora.

A peça demonstrou o poder da literatura e do teatro em estimular a imaginação e a criatividade das crianças. A Feira do Livro de Santa Maria continua até o dia 7 de setembro com programações especiais para divertir a garotada.

 

Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb  0021525/RS)

Jornalista responsável:: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa

Fotos: Ronald Mendes