sábado, julho 27, 2024
Feira do Livro 2024

Conheça a história por trás da identidade visual da 51ª Feira do Livro de Santa Maria

De 24 de maio a 08 de junho, a Praça Saldanha Marinho, com seu espaço todo reformado, será o palco da 51ª Feira do Livro de Santa Maria.

A identidade visual desta edição da Feira foi criada a partir de uma ilustração da aluna Fernanda Rockenbach, do Design da Universidade Franciscana (UFN), orientada pelo professor e designer Roberto Gerhardt e finalizada pelos estudantes de Design da UFN.

A universitária inspirou-se nas musas, localizadas acima do chafariz da Praça Saldanha Marinho, relendo e reinterpretando as formas, os gestos, inserindo-as no contexto literário e poético da Feira do Livro. O resultado é uma ilustração original e sensível, que equilibra os elementos visuais e convida à interpretação do espectador.

“A ilustração representa Terpsícore, uma das nove musas da mitologia grega. Ao invés de um jarro do qual sai a água do chafariz, elas seguram um livro, virando a página para representar a praça “repaginada”. A página anterior está desbotada, virando para uma página nova, com as estátuas deste lado estando na luz. No livro há um coração, assim como nas linhas acima que também podem ser a água do chafariz, representando Santa Maria como o coração do Rio Grande do Sul, e a Praça Saldanha Marinho, o coração de Santa Maria”, explica a estudante.

Conheça os homenageados da 51ª Feira do Livro de Santa Maria

Pode-se dizer que as musas remetem à obra “Uma dança para a Música do tempo”, de Nicolas Poussin, onde o autor representa Aurora, irmã de Apolo, a deusa do amanhecer, que espalha pétalas de rosas pelo caminho onde passa, trazendo bons agouros, abrindo os portões da manhã.

A 51ª edição da feira apresentará uma programação diversificada, contando com a participação de autores nacionais renomados e uma variedade de espetáculos adequados para todas as idades, gostos e gêneros. As inscrições para lançamentos de livros estão abertas até o dia 15 de maio. 

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; CESMA; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Produção Cultural: Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. Incentivo Cultural: Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos. Apoio: Gráfica e Editora Pallotti. Patrocínio: Corsan. Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul #proculturars