sexta-feira, junho 14, 2024
Feira do Livro 2024

Feira do Livro de Santa Maria anuncia nova data e formato descentralizado em escolas locais

A Prefeitura confirma o adiamento da 51ª edição da Feira do Livro de Santa Maria. O evento literário ocorrerá de 23 de agosto a 7 de setembro, na Praça Saldanha Marinho. A fim de incentivar o gosto pela leitura e para relembrar sobre o adiamento da Feira do Livro, a Prefeitura irá promover ações descentralizadas.

Instituições de ensino de Santa Maria receberão iniciativas de leitura a partir de 24 de maio. A programação completa será divulgada nos próximos dias. Abaixo, confira os homenageados.

A Feira do Livro de Santa Maria estava prevista para ocorrer de 24 de maio a 8 de junho. O adiamento se deve em solidariedade aos atingidos pela chuvarada que assola o Estado.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul #proculturars.

HOMENAGEADA PÓSTUMA – ARISTILDA RECHIA

Aristilda Antonieta Rechia nasceu em Santa Maria em 14 de novembro de 1938 e faleceu em 25 de outubro de 2023. Graduou-se em Licenciatura Plena em Letras Neolatinas, base Francês, na então Faculdade de Ciências e Letras Imaculada Conceição (atual Universidade Franciscana), em 1967, onde também ministrou aulas de Latim, Estilística, Língua Portuguesa e Teoria da Literatura. Lecionou Francês no Instituto São José; Português e Francês no Colégio Manoel Ribas, na Escola Estadual Prof.ª Maria Rocha e na Escola Estadual Coronel Pilar; e Português na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) da Brigada Militar.

Como uma verdadeira amante das letras e da cultura, Aristilda era poeta, escritora e declamadora. Escreveu o Hino Oficial de Santa Maria e de outros cinco municípios gaúchos e também atuou como orientadora de artes cênicas, dirigindo várias peças.  Teve importante papel na cultura de Santa Maria, sendo fundadora da Associação Santa-Mariense de Letras; sócia-fundadora da Academia Santa-Mariense de Letras e coordenadora de cultura e diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide (1986-1988). Foi homenageada como patrona da Feira do Livro de Santa Maria no ano de 2006.

PROFESSOR HOMENAGEADO – ENIO GUERRA

Licenciado em Educação Artística e Música; Bacharel em Música – Trompete pela UFSM, e especialista em Docência no Ensino Superior. Possui cursos de aperfeiçoamento em regência, além de cursos de atualização em Harmonia no Teclado, Improvisação, Composição, Trompete e Música de Câmera. Foi professor no Curso de Música do Centro de Artes e Letras da UFSM. Foi Regente Titular e Diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM.  Atua como instrutor e maestro da Banda Municipal Newton Ceccil Guerino, de Silveira Martins, é maestro da orquestra da Associação Orquestrando Arte, de Santa Maria, e músico integrante do grupo Intermezzo Produções Musicais e da Banda do Imigrante, onde é integrante fundador.

Entre os reconhecimentos e prêmios, estão o Diploma de Honra UFSM como integrante da Comissão Organizadora do Festival Internacional de Inverno da UFSM, Título Honorífico “Boi de Botas”, pelo Regimento Mallet, Medalha comemorativa dos 50 anos da UFSM e Comenda do mérito universitário, em reconhecimento aos serviços prestados à UFSM. Sua dedicação junto ao ensino e à extensão universitária merece o reconhecimento de seus inúmeros alunos e da comunidade santa-mariense e regional.

PATRONESSE – AMANDA SCHERER

Professora titular de Linguística junto ao Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM e professora da Graduação e da Pós-Graduação em Letras na mesma universidade desde março de 1982. É graduada em Letras Francês pela UFSM (1973) e em Linguística Geral pela Université de Paris VIII – Vincennes, França (1978), especialista em Língua Portuguesa pela UFSM (1980) e mestre e doutora em Linguística, Semiótica e Comunicação pela Université de Franche-Comté, Besançon, França. Realizou estágio Pós-Doutoral na Université de Rennes 2, França. Foi professora convidada em universidades da França e da Espanha.

Tem produção acadêmica, nacional e internacional, entre artigos e capítulos de livros, além de obras organizadas. Com experiência na área de Linguística, com ênfase no materialismo histórico, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa Língua, Sujeito e História; e Sujeito entre línguas. Já orientou mais de 25 teses de doutorado e 40 dissertações de mestrado, além de trabalhos de Iniciação Científica e de Especialização e supervisionou 10 projetos de pós-doutoramento. Coordenou dois convênios internacionais e três nacionais. Atualmente coordena o Centro de Documentação e Memória na unidade da UFSM em Silveira Martins. Adora ler, manusear livros, preferencialmente em papel, dar aulas e viver a vida como ela é.

 

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)

Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)

Secretaria de Comunicação

Prefeitura de Santa Maria