quinta-feira, setembro 12, 2024
Feira do Livro 2024Programação Infantil

“Faísca D’água” reflete sobre preservação e cultura

Na tarde desta segunda-feira (2), a Feira do Livro de Santa Maria foi palco da apresentação do espetáculo “Faísca D’água”, promovido pelo grupo UEBA, de Caxias do Sul (Confira as imagens na galeria abaixo). Com uma proposta cativante e reflexiva, a peça  realizada no Theatro Treze de Maio abordou a importância da preservação dos saberes e tradições do povo brasileiro, desde os povos originários até os atuais imigrantes, destacando a conexão entre a humanidade e a natureza.

Sob a direção de Jonas Marcel Piccoli, e com elenco formado por Dóris Laroque, Maicon Lionço, Pablo Beluck e Maicon Almeida, o espetáculo levou o público a uma viagem cultural e histórica. O enredo se desenrola em torno do embate simbólico entre a Natureza e a Humanidade, que se encontram a cada mil anos para avaliar o estado das coisas.

Nesta reunião, a Natureza, descontente com a maneira como tem sido tratada, decide tirar a paz da humanidade, desencadeando uma série de reflexões sobre mitos, lendas e a construção da identidade a partir da diversidade cultural.

O ator do grupo, Maicon Lionço, expressou a satisfação em participar do evento. “É um espetáculo que agrada todos os públicos, tanto crianças quanto adultos. Está sendo bem bacana participar da Feira, o pessoal é bem receptivo e ajuda bastante o grupo”, contou Maicon. 

Já Dóris Laroque, também integrante do elenco, também destacou a recepção calorosa do público santa-mariense. “Estou muito feliz de apresentar aqui em Santa Maria, a gente foi muito bem recebido e o público é sensacional. É sempre muito gratificante para a gente como artista quando tem um público tão receptivo e carinhoso”, mencionou Dóris. 

A peça, que utiliza elementos de teatro de bonecos e andaimes, é acompanhada de sonoplastia ao vivo, criando uma atmosfera envolvente que encantou a plateia. A apresentação foi especialmente marcante para as escolas que participaram do evento, como a Escola Euclides da Cunha e a EMEI Vila Vitória, que trouxeram suas turmas para assistir ao espetáculo. 

A coordenadora e professora da EMEI Vila Vitória, Andreia Severo, parabenizou a iniciativa e falou sobre a importância da temática do espetáculo. “Cultura é sempre importante para as crianças, ainda mais um conteúdo que nos faz pensar sobre natureza, sobre os valores e o cuidado entre a humanidade. Esse compromisso da humanidade com a natureza é essencial para o futuro”, avaliou a professora. 

A apresentação de ‘Faísca D’água’ não só encantou a criançada, mas também provocou o público a repensar seu papel na preservação do meio ambiente e na valorização dos saberes ancestrais. A Feira do Livro segue até o próximo sábado (7) e ainda contará com outros espetáculos e atividades. Confira a programação.

 

Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb  0021525/RS)

​​Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro de SM

Fotos: Ronald Mendes