SOMOS TODOS PAMPA GAÚCHO

O pampa gaúcho é dividido entre Brasil, Uruguai e Argentina A partir desta premissa,  os autores Giovani Pasini, Valdo Barcelos e Sandra Maders  organizaram o livro, “Cultura e identidade dos povos dos pampas”. É uma diversificada com poemas, artigo cientifico, crônicas, textos literários e muita cultura sobre os povos gaúchos. São 28 autores que fazem parte da obra, incluindo escritores de outros países como, Uruguai e Argentina. A obra envolveu muita pesquisa dos escritores

Na obra, a cultura africana é apresentada  a partir de textos do poeta Oliveira Silveira. O professor João Heitor Macedo,  participou do livro junto com a escritora Maria Rita Py Dutra e com a professora Deborah Marshall, com o artigo acadêmico sobre  a política afro-gaúcha de Oliveira Silveira. A partir da literatura, João Heitor e Maria Rita contextualizam as poesias com a militância negra no Brasil. “Queremos mostrar como a escrita de Oliveira Silveira foi determinante para a implementação sólida do Movimento no Estado”, conta o professor.

“Estamos com uma exposição itinerante da militância e da cultura negra para expandirmos o tema em Santa Maria, mas ainda não definimos uma agenda para irmos nas escolas”, explica Heitor. A obra é constituída por poemas de autores santa-marienses sobre os Pampas e as identidades, artigos científicos, e análises críticas acerca dos poemas de Silveira.

DSC_7096

Assessoria de Imprensa – UNIFRA
Acadêmicos de jornalismo Amanda Souza e Alex Silveira/UNIFRA
Foto: Laboratório de Fotografia e Memória/Vanessa Alves
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Um comentário em “SOMOS TODOS PAMPA GAÚCHO

  • 1 de maio de 2016 a 01:38
    Permalink

    Por gentileza corrijam na reportagem sobre lançamento livro CULTURA E IDENTIDADE DOS POVOS DOS PAMPAS o título do capítulo sobre Oliveira Silveira. E adicionem DÉBORA MARSHALL, que sou eu, como coautora.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *