PARA SEMPRE FELIPPE D´OLIVEIRA

O Livro Livre de sexta, 6, contou com a participação de Pedro Brum Santos, Lígia da Costa e Maria Eugênia Moreira em uma homenagem a Felippe D’Oliveira . A noite teve como uma de suas propostas mostrar a relevância e a importância que o poeta para tem para Santa Maria na atualidade.

Felippe nasceu em Santa Maria em 1890, mudou para Porto Alegre aos 11 anos e por lá esteve por mais oito. Em 1911 ele lançou “Vida Extinta” e foi caracterizado como poeta simbolista. Após quinze anos, o poeta publicou Lanterna Verde. Juntamente com o amigo Álvaro Moreyra escreveu Ilustrações Brasileiras.

D’Oliveira foi e é um dos maiores poetas da cidade e alcançou notoriedade nacional e internacional. O falecido poeta era conhecido por suas obras simbolistas e também incorpora elementos vanguardistas. Segundo Pedro Brum, Felipe de Oliveira contribui e ainda vai contribuir muito para a cultura de Santa Maria, até porque ele fez o seu nome saindo da cidade, até se tornar um dos maiores poetas: “é um escritor que saindo daqui consolidou seu nome na literatura brasileira, algo que não se apaga, pelo contrário, porque na medida em que nós continuamos a  divulgar o nome dele,  nós colaboramos para que a história e as suas  obras permaneçam viva”.

O fato de ter consolidado seu nome a partir da chegada ao Rio de Janeiro apenas contribui para a afirmação do nome de Santa Maria no cenário da cultura geral e nacional.  “A partir do momento em que ele saiu daqui, como tantos outros tantos autores que na época iam muito para o Rio de Janeiro, porque lá era o grande centro cultural do Brasil, conseguiu um destaque nacional e sua obra foi consolidada” segundo Brum.

IMG_7973

ASSESSORIA DE IMPRENSA – UNIFRA
TEXTO: Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda: Ana Carolina Dias e Mauricio Mello
FOTO: Laboratório de Fotografia e Memória: Rodrigo Souza
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *