EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO DA TV OVO CONTA COM INTÉRPRETE DE LIBRAS

Nesta 50ª Feira do Livro de Santa Maria, as produções da TV OVO voltam a encantar o público. No início da tarde desta quinta-feira (04), no começo das atividades da festa dos livros, ocorreu a exibição do documentário “Quando te avisto” (2020) no Theatro Treze de Maio. A iniciativa contou com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), sendo uma das atividades inclusivas que integram essa edição.

Garantindo a acessibilidade, a apresentação contou com a participação de jovens surdos da Clínica Cóser. Além do documentário, com duração de 45 minutos, a intérprete de Libras Vivian Claudy esteve presente para contribuir com a conversa e aproximação do público com a obra.

“A acessibilidade comunicacional é um direito do surdo e deve estar presente em todas as áreas da sociedade. Por ser um evento do porte da Feira do Livro e da importância para Santa Maria, é importante essa acessibilidade para garantir esse direito à cultura, entretenimento”, explica a intérprete.

A tarde também contou com a presença de um grande público infantil das escolas municipais. O documentário, que aborda a presença indígena em Santa Maria, despertou a curiosidade das crianças. Elas participaram com perguntas sobre a comunidade indígena.

“Eu achei que não teriam perguntas, mas me surpreendi e foi muito bom! Eu não estava preparada para dúvidas tão específicas, mas achei fantástico essa troca com as crianças”, comenta uma das diretoras do documentário, Denise Copetti.

A próxima atividade gratuita da Feira do Livro que conta com intérprete de Libras será o espetáculo infantil Serena Procura um Planeta. Ela ocorre no sábado (06), às 15h, no Theatro Treze de Maio.

Foto: Ronald Mendes

Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa