FEIRA SE DESPEDE DE EDIÇÃO MEMORÁVEL COM ORQUESTRA DE TEUTÔNIA

Uma celebração digna da trajetória de 50 edições. Foi com muita música que a Feira do Livro de Santa Maria encerrou suas atividades em 2023. O relógio marcava 17 horas quando a Orquestra de Teutônia subiu ao palco e se apresentou para o público presente no cruzamento entre a Avenida Rio Branco e a rua Venâncio Aires.

O espaço montado para o encerramento da Feira do Livro lotou para o show dos instrumentistas que apresentaram um variado repertório. Por mais de uma hora a orquestra tocou clássicos da música brasileira e internacional. 

Entre músicas do Queen, Abba, Kool and The Gangs, Alceu Valença, Sérgio Mendes e outros, um momento especial do fim da tarde foi marcado pela homenagem à Rita Lee com apresentação da música Flagra.

Tu Vens, de Alceu Valença, animou o público. Com a liberdade poética inflada pela literatura, podemos considerar como um momento simbólico de espera pela Feira do Livro do próximo ano, já que a edição de número 50 certamente deixará saudades em quem a viveu durante os 15 dias em que  Santa Maria pulsou literatura.

Após a apresentação, o maestro Astor Jair Dalferth recebeu a equipe da Feira do Livro onde comentou sobre a dupla comemoração em palco e a importância do acesso à cultura.

“Paralelo ao festejo das 50 edições de Feira do livro, nós também estamos comemorando 40 anos de Orquestra. Dois momentos muito especiais sendo vividos no palco. É importante possibilitar que as pessoas tenham o acesso gratuito [como a apresentação na Feira] possibilitando o alcance cultural e consolidando trabalhos como o nosso”, comenta. 

O estudante de engenharia química da UFSM, João Pedro dos Santos Beck prestigiou o encerramento da 50ª Feira do Livro e elogiou a  apresentação da Orquestra. “Foi uma experiência incrível poder prestigiar essa orquestra que é uma das maiores do Estado com mais de 40 anos de atividade. Foi muito gratificante poder acompanhar a Feira do Livro”, relata.

A Feira do Livro de Santa Maria encerra a 50ª edição com o mesmo sentimento da música que finalizou a apresentação da Orquestra de Teutônia:  Comemore os bons momentos, vamos lá! (Celebrate good times, come on!).

Obrigada a todos que fizeram parte dessa trajetória de 50 edições! Que em breve a gente volte a anunciar: tem livro na praça! Vida longa à Feira do Livro de Santa Maria!

Foto: Ronald Mendes

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa