MISTÉRIO, SUSPENSE E TERROR NAS BANCAS DA FEIRA

Para algumas crianças, um cachorro e um palhaço nada mais são  o que aparentam ser. No entanto, podem causar    terror em adultos, assistindo obras de Stephen King adaptadas para o cinema ou televisão. Cujo e It – A Obra Prima do Medo (ou aqueles de gosto adquirido por terem afinidade com o gênero) podem causar calafrios.  Nesta lista de autores considerados clássicos também estão presentes Mary Shelley, Anne Rice, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e Bram Stoker. Todos eles revolucionaram a forma como a literatura de mistério e terror é concebida hoje em dia. A adaptação de obras literárias para o cinema dá ainda mais vida ao que já estava no imaginário coletivo, elevando os níveis de adrenalina dos leitores.

Santa Maria tem seu próprio livro de terror e mistério: Sussurros da Boca do Monte (Ed. Avec, 2017). Organizado por Jéssica Dalcin da Silva e ilustrado por Evandro Bertol e Jéssica Lang, participam da obra diversos autores locais. São histórias macabras baseadas em lendas urbanas e fatos históricos que cercam patrimônios do município como a Câmara Municipal de Vereadores, o Theatro Treze de Maio, a rua do Acampamento e a ponte do Vale do Menino Deus (conhecida  como Garganta do Diabo). O livro pode ser encontrado na banca 08, da Livraria Athena, além. da obra do brasileiro Raphael Montes (Dias Perfeitos), convidado do Livro Livre na noite de 07 de maio, terça-feira, às 19h.

Na Feira do Livro, as 40 bancas estão recheadas de livros para todos os gostos. Para quem pretende iniciar neste universo de sombras e barulhos estranhos, os autores citados acima –  tanto clássicos como atuais – são uma boa pedida pois são o alicerce de tudo. Para aqueles que desejam ir além e adquirir não apenas a história, o trabalho gráfico da Editora Darkside Books é primoroso e suas capas retratam as histórias contidas nos livros com maestria e podem ser encontrados em peso na banca 27 da Distribuidora de Livros Santa Catarina. Os mais vendidos na banca dentro deste gênero tem sido LadyKillers, da autora Tori Telfer, eCemitério Maldito, de Stephen King.

IMG_6946

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo/UFN Bibiana Campos

Foto: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Lucas Linck/LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)