domingo, julho 21, 2024
Feira Do Livro 2017TODAS EDIÇÕES

SABER OUVIR É TÃO IMPORTANTE QUANTO SABER FALAR

Na tarde de lançamentos dessa quarta feira, 3, foi lembrada a importância de um grande produto: nós mesmos! É a partir dessa proposta que o professor aposentado com licenciatura plena em Letras, Julião Aibar Tesch deu forma ao livro Escrever bem, ler em voz alta, falar sem inibições. A ideia é auxiliar os professores para que seus alunos criem o hábito de possuir uma boa postura e presença enquanto apresentam trabalhos ou conversa em grupo.

Nos dias de hoje, é cada vez mais importante possuir um bom domínio tanto da língua falada quanto da escrita. Mas a ouvir também é fundamental. Em seu livro, o professor conta que 80% da atividade de qualquer função é ouvir e falar. Não ler e escrever. E então ele conta que em seu trabalho em uma na instituição de ensino,  o desempenho dos alunos em sua cadeira optativa foi  tão notável, que acabou se tornando parte da grade curricular do curso de Relações Públicas. As turmas, sempre cheias, faziam com que os alunos se destacassem em outras apresentações. Seu trabalho começou a ser reconhecido dentro e fora da universidade.

Julião também conta que, ao se candidatar para a vaga de professor do curso de oratória, ele não enviou seu currículo, mas a avaliação de uma turma inteira sobre seu trabalho. “E quando me aposentei, resolvi construir esse livro para dar seguimento ao meu trabalho de anos”, revela o autor. Ele também publicou na tarde desta quarta um apanhado dos poemas escritos por ele durante sua vida com o título de Caolha.

Livro de professor aposentando ensina a ter postura ao falar em público. (Foto: Ana Carolina Dias)
Livro de professor aposentando ensina a ter postura ao falar em público. (Foto: Ana Carolina Dias)

 Texto elaborado pelo acadêmica Thayane Rodrigues/ Jornalismo – UNIFRA
Prof. responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)