domingo, julho 21, 2024
Feira do Livro 2018

A MÚSICA E A POESIA DE TOCAIO FERREIRA

Poema e música nativista marcaram a noite desta sexta-feira, 11 de maio, no palco do Livro Livre, às 19h. O ator Luciano Gabbi abriu as apresentações declamando um poema de Antônio Augusto Ferreira, também conhecido como Tocaio Ferreira. Homenageado por sua contribuição à música nativista e literatura gaúcha, Tocaio foi membro da Academia Gaúcha de Letras, onde ocupou a cadeira de número 28. Como músico ganhou, em 1980, a Calhandra de Ouro da 10ª Califórnia da Canção Nativa, com a música Veterano escrita, em parceria com Ewerton dos Anjos Ferreira.

O cantor Tuny Brum, acompanhado dos instrumentistas Cassio Figueiró (acordeom), Rafael Veiga (violão) e Aparício Maidana (contrabaixo) interpretaram canções que ficaram marcadas na história da Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria. A performance contou com participação especial da cantora Oristela Alves, conhecida cantora nativista natural de Uruguaiana e moradora de Santa Maria há muitos anos.

O público, atento e animado, cantou  as músicas junto com os artistas. O estudante de fonoaudiologia BBBB, 21, disse ter achado interessante a proposta do show assim como do acontecimento cultural como um todo “achei incrível o formato como foi feito esse evento maravilhoso e os shows que divulgam tanto as pratas da casa e a cultura de Santa Maria. Estava tudo muito bem organizado e tudo muito bom, bem direcionado tanto para o público mais experiente como para o público jovem”.

Luiza Gomes, 19, estudante de licenciatura em música, disse ser uma frequentadora assídua da Feira, passando pela praça e comprando livros quase todos os dias:  “hoje, em especial, vim para prestigiar meus colegas que se apresentaram junto com o Tuny, que admiro muito como atuantes da música nativista, e é muito importante valorizar a cultura local e quem luta por ela”.

IMG_4298


Texto elaborado pelo acadêmico Matheus Mattos / Jornalismo UFN – Universidade Franciscana
Foto: Lucas Linck/ Labfem – UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)