domingo, maio 19, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

BIASOLI E SUAS REFLEXÕES PROFUNDAS

Ele já foi Patrono da Feira em 2007, conhecido e respeitado em todo Brasil, autor de diversos livros e contos. Vitor Biasoli é colunista e professor aposentado e na tarde desta terça-feira lançou mais um de seus livros: O Fundo Escuro da Hora. A obra é um conjunto de contos que mistura política e tensões da alma humana.

O conto que dá título ao livro se passa em 1971 e tem como pano de fundo a situação política da época, abordando algumas tensões e discussões do período. Mas a narrativa se dá a partir dos personagens e as situações que vivenciam, evoluindo para os anos 2000. Mas este não é um livro político. “Na literatura o que importa é a questão humana, os dramas humanos. No meu entendimento é isso que deve ser trabalhado”, afirma o autor. “Minha pretensão é fazer literatura. Escarafunchar nessa questão mais intensa da humanidade”, completa.

Segundo Biasoli as histórias entre os contos são amarradas através dessa tensão política, pois um personagem está lidando com isso, outro foi para a luta armada, outro se aquietou, outro foi perseguido, e assim por diante. Vale ressaltar que os protagonistas e as histórias não se repetem. “Mas é tudo ficção. Claro, existem histórias, traços da realidade, mas cada vez eu me descolo mais”, revela.

Foram anos de planejamento e escrita para que esse livro pudesse ser lançado. A inspiração vem de épocas e situações diferentes. O autor explica que as histórias e as coisas vão se misturando e ele vai sempre mudando algo. “Mesmo depois de impresso, a gente sempre encontra pontos que queria melhorar”.

Para o futuro,  Biasoli já possui um livro de poemas quase pronto, e um livro de pequenos contos também em fase de conclusão. Mas, quem sabe essas novidades não ficam para a próxima edição da Feira?

DSC_0192

 

Texto produzido pela acadêmica de Jornalismo da UFN Gabriele Braga

Foto: Eduardo Camponogara/FABFEM-UFN

Professor responsável: jornalistas Bebeto Badke (MTb5498)