quarta-feira, maio 22, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

ESPETÁCULOS INFANTIS EXALTAM TEATRO DE BONECOS

Diretamente de Gramado, o Grupo Bonecos da Montanha comandou os espetáculos infantis na tarde deste domingo (07). O público aplaudiu “Sonho Infantil” e “Histórias do Carlão” no Theatro Treze de Maio.

“O teatro foi para a família, se fosse apenas para as crianças, seria outra dinâmica. Por isso na cena do palhaço houve palavras intrigantes, como grande, elas conhecem, gigante, elas também conhecem, mas colossal, elas não sabem do que se trata. E eu faço de propósito, para que elas perguntem aos pais, e assim, o teatro saia da sala e vá para dentro de casa”, explica o bonequeiro Nelson Haas sobre a primeira apresentação, que aborda a história de um menino que sonhava em ser artista.

Há 25 anos na brincadeira, o grupo de teatro busca entreter públicos de todas as idades através da arte. Os bonecos são feitos à mão, com materiais como madeiras, tecido e outros elementos naturais. Cada boneco é criado para dar vida a personagens únicos. 

“A última cena entra no coração das pessoas, apesar de eu não ter feito com esse propósito. Eu a fiz para ensinar as pessoas a fazer bonecos com sacola plástica, mas sem querer acabei chegando na emoção”, comenta Nelson.

Para quem não pôde acompanhar o espetáculo do início da tarde, a segunda história trouxe Carlão e seus amigos para brilharem no palco do Theatro Treze de Maio. Nele, o personagem argentino contava sua primeira experiência no Brasil, 20 anos atrás.

“Nesse espetáculo apresentamos um texto autoral. Quando nós temos certeza de uma coisa, a gente não vê o óbvio. Apesar do texto não ser filosófico, ele deixa esse questionamento”, conta a bonequeira Elisabeth Bado. 

Fotos: Ronald Mendes

Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa