quinta-feira, junho 13, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

HOMENAGEM À NOEL GUARANY TRANSFORMA PRAÇA EM ESPAÇO MISSIONEIRO

A tarde de hoje (7) foi destinada a reverenciar a trajetória de Noel Guarany e a arte missioneira. O público da Feira do Livro reuniu-se na Praça Saldanha Marinho para apreciar a apresentação “A música missioneira. A gênese, o criador e a criatura”. 

Durante cerca de uma hora, os músicos Charles Arce e Laura Guarany (filha de Noel) relembraram grandes sucessos do homenageado e de seu parceiro, o letrista João Sampaio. 

“A vida já é homenagear. Essa situação, aqui da Feira, ela é mais feliz por Santa Maria ser o lugar que meu pai escolheu para viver. A cidade, que é cultura, começa a mostrar aquilo que ela tem e a gente consegue mostrar que a gente é daqui”, ressalta Laura.

A homenagem à Noel Guarany seguiu após a apresentação com o lançamento do livro homônimo, A Música Missioneira Gaúcha: A Gênese, o Criador e a Criatura. Escrito por João Sampaio, que,  segundo Laura, não pôde estar presente, a obra de 434 páginas reúne textos que apontam para uma futura biografia de Noel Guarany.

“O livro do João é um ensaio para uma biografia. Ele foi o começo da história, ainda tem muita coisa para ser contada. Vamos esperar que venham mais edições, mais histórias. O João conviveu muito com o pai, tem histórias, não só da carreira artística, como do próprio cotidiano”, explica a cantora.

A música missioneira chamou atenção até de quem não é do Rio Grande do Sul. O mineiro João Pedro Vicentin, estudante de engenharia acústica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esteve presente na apresentação para conhecer o trabalho de Noel.

“Eu gosto muito de música, gosto de estar tendo contato com novos estilos e saber um pouco mais da cultura daqui. tem muita referência do Uruguai, de uma coisa daqui do Sul. Ontem eu estava fazendo um som com uns amigos e eles me mostram as músicas do Noel. Eu não conhecia e vi que ia ter [homenagem] aqui hoje e passei para conhecer”, confessa o estudante.

O livro “A Música Missioneira Gaúcha: A Gênese, o Criador e a Criatura” pode ser encontrado na banca da editora Martins Livreiro.