quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

HOMENAGEADOS QUE ORGULHAM A CIDADE

A cerimônia de abertura da Feira do Livro de 2019 contou com a presença de Maurício Corrêa Leite, escritor e embaixador do livro, levando o seu projeto “Mala de Leitura” para diversos países, proporcionando um intercâmbio entre culturas através do livro. Ele tem como missão lidar com questões sociais e minorias através da leitura e afirma que o prazer e o gosto pela leitura transformam pessoas. “Não sei falar, sei fazer” é como Maurício explica como é desenvolvido o seu trabalho que há anos leva a leitura para aqueles que não têm acesso. Teimoso e esperançoso, Maurício leva alegria e a expectativa de um mundo melhor através de bons livros.

IMG_6471

O homenageado da Feira do Livro de 2019 é Humberto Gabbi Zanatta. O escritor, professor, compositor e poeta foi representado por sua esposa, Eunice Zanatta. Ela  destacou a honra em receber a nomeação de seu marido como homenageado e que Humberto ajudou a disseminar e projetar a cultura em Santa Maria. Ele tinha como objetivo estimular a leitura e não passava um dia sem escrever uma linha, os chamados registros da alma. O homenageado sempre defendeu a libertação através do pensamento crítico e sua esposa reforça que a cultura, desprezada nesses tempos sombrios na política do país, é um dos pilares da nossa sociedade.

IMG_6377

O professor homenageado da Feira do Livro  2019 é Pedro Brum Santos, graduado em Letras pela Faculdade Imaculada Conceição, atual Universidade Franciscana e professor no curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Patrono em 2012, Pedro recebe a homenagem deste ano com muita honra e humildade. Emocionado, destaca, a importância que a leitura e a educação possuem em nossas vidas e que fortalecem o vínculo entre nós.

IMG_6398

 

Texto elaborado pelo acadêmico de Jornalismo/UFN Gabriel Leão

Foto: Acadêmico de Jornalismo/UFN Patrício Dias

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)