domingo, junho 16, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

EDUCAR PARA RECICLAR

Na última tarde de lançamentos da 46ª edição da Feira do Livro, a praça dos escritores recebeu a professora aposentada, Márcia Teston, e o livro História Recliclada. O livro feito de papel reciclado é destinado ao público infanto-juvenil reúne língua portuguesa, língua espanhola e ilustração, e fala sobre a importância da coleta do lixo.

Na história, que é contada em prosa e verso, Pedro precisava escrever um texto sobre as suas férias de verão, mas não encontrava inspiração para começá-lo. Para piorar, o dia estava cinzento, feio e sem graça, o que não lhe ajudava em nada a tentar escrever sobre boas memórias do seu verão. Tentou escrever sobre jogar futebol, surfar, e não gostou nem um pouco dos resultados. Foi então que, ao olhar para o amontoado de folhas que descartou, contendo os textos que rejeitou, pensou sobre o desperdício de papel.

Segundo Márcia, o tema da separação do lixo e da coleta é um assunto considerado complicado, “É um processo que, para nós que somos adultos, é difícil, pois não fomos educados para isso, não fazia parte da nossa realidade na época, e hoje é um problema real e mundial, e ainda sim, pouco se trabalha, ensina e orienta sobre isso nas escolas”, avalia a autora,

Além de Márcia, o livro conta com a participação da acadêmica Sheila Martins, do 6º semestre do curso de Letras Espanhol da UFSM, que é estagiária da Biblioteca Pública de Santa Maria, coordenada por Márcia. As ilustrações são de Pablo Ferreira Arruda, de apenas 14 anos. Filho de Milton e Heyda Arruda, amigos da autora, o jovem fez os desenhos que ilustram a história do livro em apenas uma semana.

“Eu considero que atingi o meu objetivo, que era de fazer um livro que fosse diferente dos que eu já havia feito, e vou ficar feliz se ele servir também para a educação”, considera Márcia.

O livro História Reciclada está disponível para venda na Athena Livraria, e de acordo com a autora, sua renda será destinada para a Banda de Percussão da Escola Municipal Pinheiro Machado.

IMG_4183

Texto e foto da Acadêmica de Jornalismo Thayane Rodrigues/LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)