segunda-feira, maio 20, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

MULHERES À FLOR DA PELE

Como em outros espaços, a literatura é ainda é de predominância masculina. “Houve um tempo em que a mulher nem tinha voz para se expressar. É salutar saber que poetas com talento e sensibilidade inspiram outras mulheres”, escreve a jornalista Salete Barbosa em uma das orelhas do livro Elas por elas – À flor da pele, lançado na tarde deste sábado 4 de maio.

O livro liberta a voz de mulheres que são mães, irmãs, filhas e exercem múltiplos papéis na sociedade. A organizadora Denise Reis, reuniu poemas, poesias, contos e crônicas de várias mulheres sobre ser mulher “à flor da pele”. O livro surgiu através de um projeto em homenagem à semana da mulher, para apresentar a comunidade de Santa Maria. “Eu me propus a organizar um livro com mulheres, escrevendo sobre a problemática de ser mulher dentro da sua comunidade, tratando também de alegrias e polêmicas”, menciona.

A artista plástica, Marília Chartume, 60, publica pela primeira vez, e conta na  crônica, sobre sua experiência de vida e a relação com as artes, aprendizados e vivências. “Expresso no meu texto, meus aprendizados em família e também sobre a displicência das pessoas com relação à arte contemporânea”, relata. Sandra Rebelato, 67, advogada, secretária municipal do meio ambiente e também uma das escritoras do livro, reafirma a importância deste livro: “Todas estas mulheres têm um dom, uma expressão através da poesia, de textos ou crônicas, e além disso, representa a união em prol da valorização das mulheres”.   Na capa, Liane Marques, ilustra com sensibilidade e equilíbrio, “o simbolismo da figura feminina e suas inúmeras facetas” explica a  artista plástica.

IMG_6597

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo UFN/Caroline Comassetto

Foto: Thayane Rodrigues LABFEM/UFN

Jornalista responsável Bebeto Badke (Mtb 5498)