segunda-feira, maio 20, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

LIVROS COM TEXTOS, TELAS E BORDADOS

O Colégio Centenário lançou na tarde desta quinta-feira, 9 de abril, dois livros produzidos pelos alunos das séries iniciais. Nossos Sonhos Em: A história de muitas histórias e Nossos Sonhos Em: Alice e uma grande aventura. O projeto organizado pelas professoras Neiva Lobo e Ana Rubia Teixeira, já é realizado desde 2001.

Segundo a professora Neiva Lobo, as crianças começam a participar do projeto desde o maternal, com atividades adequadas à faixa etária e,  conforme eles avançam as séries, vão complementando até chegar na produção final no Pré B com a confecção das telas e dos livros.

No livro os alunos podem soltar a imaginação e contar suas próprias histórias, pois o projeto envolve a confecção de uma tela, na qual os alunos precisam desenvolver com suas famílias. Eles bordam os próprios desenhos  com a ajuda dos pais e dos professores. Isso, segundo a coordenadora Amanda Cezar, faz com que se desenvolva a relação da escola com as famílias, entre os colegas, e também o princípio pedagógico que trabalha a psicomotricidade na hora de alinhavar e escrever, e também o incentivo à leitura.

O diretor Walter Chalegre dos Santos, afirma que o Colégio Centenário tem a preocupação de nos trabalhos desenvolver a integração da criança com a família, e da família com a escola, pois entendem que a educação depende da ajuda da família. Para ele os trabalhos são um incentivo para as crianças continuarem desenvolvendo e crescendo. “O projeto faz parte da missão educacional, integrando a família, os alunos e a escola, porque tudo isso é um processo conjunto”, complementa o diretor.

O garoto João Victor Moresco, de 6 anos, participou da produção do livro e contou que aprendeu que tem que cuidar da natureza e não  jogar lixo na rua, em uma das histórias que ajudou a produzir.

DSC_0003

Texto elaborado pela acadêmica Ariadne Marin/ Jornalismo UFN – Universidade Franciscana

Foto: Mariana Olhaberriet/LABFEM

Professor responsável: jornalista Bebeti Badke MTB 5498