quinta-feira, maio 30, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

LIVRO LIVRE GANHA SONORIDADE E RIMA

A atração do Livro Livre da noite de terça-feira, 10 de maio, foi o show musical Rima, dos cantores Igor Tadielo e Pablo Cardoso. No palco do Theatro Treze de Maio, os artistas apresentaram canções autorais e releituras de músicas nativistas, selecionadas pelas mensagens que retratam as poesias. O show é o lançamento do projeto musical independente “RIMA”, que celebra uma década de parceria entre os dois artistas.

A dupla já conhecida nos vocais do grupo nativista Fio de Bigode trouxe uma proposta intimista à Feira do Livro, transparecendo a cumplicidade cultivada no decorrer dos anos. A exaltação à “rima” sul-rio-grandense se fez presente através de clássicos como “Meus Amores” (Jayme Caetano Braun e Luiz Marenco), “Senhor das Manhãs de Maio” (Gujo Teixeira e Luiz Marenco) e “Coração do Rio Grande” (Osvaldo Medeiros).

Pablo Cardoso e Igor Tadielo celebram uma década de parceria musical. FOTO: Ronald Mendes

O público ainda (re)conheceu as músicas autorais dos nativistas, que são compartilhadas com compositores reconhecidos no segmento regional. A emoção da plateia transbordou também ao palco. Após interpretar “Meu Rancho, Um Pedaço de Mundo”, Pablo Cardoso comentou sobre as memórias despertas pela canção de autoria de Juliano Santos e Igor Tadielo: a lembrança do rancho, da cidade de origem, e a primeira vez que subiu ao palco de um festival como intérprete.

“O projeto surgiu como um anseio de demonstrar um pouco da nossa arte, que já é feita profissionalmente há dez anos. Há muita música no Sul que precisa de palco, temos muito a mostrar e esse foi o gatilho para pensarmos, agirmos e realizarmos um espetáculo. A música “Aguadas”, de Érlon Péricles e Carlos Omar Villela Gomes, é, por assim dizer, a inspiração inicial – “Futuro se faz no agora” – e é isso que nos move”, explica Igor Tadielo sobre Rima.

O EP fruto do projeto será lançado nas plataformas digitais no mês de junho. O trabalho reunirá três canções autorais e três releituras de músicas clássicas nativistas que os cantores se identificam, em poema e melodia. Tadielo contou a experiência de realizar o show de lançamento de Rima na festa literária: “Foi nossa primeira vez na Feira do Livro e foi emocionante poder mostrar essas músicas no palco do Theatro. Estar no Theatro Treze de Maio e na Feira do Livro é um marco que com certeza levaremos com muito carinho para nossas vidas”.

Assessoria de Imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana

Texto elaborado pela acadêmica Heloisa Helena Canabarro e Vitória Gonçalves com colaboração da jornalista Letícia Sarturi (MTb 16.365)

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Foto de Capa: Julia Buttignol (LabFem/UFN)

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria