domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

CAPOSP LANÇA NOVA EDIÇÃO DA ANTOLOGIA “IN VERSUS VERITAS”

Aconteceu na tarde de hoje (29) o lançamento do livro In Versus Veritas – XVI Antologia da Casa do Poeta de São Pedro do Sul. A obra reúne, em suas 327 páginas, textos de 53 escritores na categoria CAPOSP  2022 – poesia e prosa e 30 textos na categoria Antologia Estudantil. 

In Versus Veritas é carregado de reflexões traduzidas em palavras por pessoas que, seja por poesia ou contos, compartilham o seu olhar com outras pessoas. Durante a leitura, é possível conhecer um pouco mais de quem publicou histórias através de uma pequena biografia presente no livro.

Mara (a esquerda) é uma das escritoras da obra

Mara Pittaluga, escritora presente no livro e integrante da Casa do Poeta de Santa Maria (CAPOSM), ressalta a importância da relação entre as instituições literárias e a Feira do Livro:

“Esta é mais uma vez que a Casa do Poeta de São Pedro do Sul se faz presente na Feira do Livro de Santa Maria. É uma parceria muito grande que nós temos. Esse encontro maravilhoso que nós temos não pode terminar. Essa é a missão das casas dos poetas, das academias, manter a tradição, companheirismo e confraternização que só a Feira do Livro é capaz de nos proporcionar”, afirma Mara. 

A história da escritora e organizadora do In Versus Veritas, Núbia Regina Machado Pinheiro, se emaranha com a sua descoberta com o mundo da escrita. Núbia, ainda estudante, foi convidada a participar da Antologia Estudantil e assim por diante seus laços com a Casa do Poeta só se fortaleceram.

“O encontro com a literatura foi realmente um encontro comigo mesma. Eu não sabia que eu conseguiria escrever. Em 2010, eu fui terminar meus estudos do ensino fundamental pela EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a professora de português foi trabalhar poesias. Foi neste momento que eu comecei a escrever e desde então eu não parei mais”, conta a organizadora.

Moisés é presidente da CAPOSP

Para o presidente da CAPOSP e organizador do livro, Moisés Silveira de Menezes, a festa literária de Santa Maria tem se renovado a cada edição.

“Estar na Feira do Livro é sempre um novo momento, uma nova experiência.  A Feira é sempre maior, sempre com caras novas e trazendo novidades. Já tenho 17 anos de participação aqui, é fundamental esse momento”, enfatiza o presidente.

In Versus Veritas foi lançado pela editora santa-mariense Rio das Letras com capa de Igor Schmidt Essy e projeto gráfico e diagramação do Byrata.

 

Fotos e Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa