quarta-feira, maio 22, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

50 EDIÇÕES EM CORES E TELAS

As intervenções artísticas tomam conta da 50ª Feira do Livro de Santa Maria. Na tarde desta sexta-feira (12), os irmãos Geraldo Marques e Ricardo ‘Baxo’ Marques  expressaram suas homenagens para o meio século da festa dos livros através das cores e traços que depositaram sob duas telas.

Os dois já haviam homenageado a eterna Rainha do Rock brasileiro durante esta semana (confira aqui). Foi a partir de uma proposta do escritor e editor da editora Memorabilia, Márcio Grings, que surgiu a ideia de transmitir ao público que transita na Praça Saldanha Marinho a homenagem à Feira do Livro de Santa Maria.

Geraldo ficou com a missão de representar as 50 edições da Feira ao resgatar o entorno da Praça em 1973. “A ideia aqui é fazer uma reprodução da Praça em 1973. Então estou resgatando as cores do chafariz da época. Estou com uma referência das bancas que eram de madeira. Isso remete a minha infância. Fiquei muitos anos fora do Rio Grande do Sul, fico a lembrar toda a minha infância e adolescência”, relembra.

Ricardo, por sua vez, mesclou suas memórias pessoais em uma homenagem ao livro “1973 – um ano que conta”. O livro lançado durante a Feira (confira aqui) traz em sua construção, o simbolismo das edições da Feira do Livro de Santa Maria.

“Como eu comecei a andar de skate em 1973, eu coloquei o desenho [na tela]. Em homenagem ao livro ‘1973’, coloquei o café simbolizando a turma do café, a marca da editora e uma pena em 3D que será colocada no tinteiro”, explica. 

Os quadros podem ser conferidos na banca da editora Memorabilia.

Fotos: Letícia Sarturi

Texto: Nathália Arantes – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa