sábado, maio 25, 2024
Feira do Livro 2023TODAS EDIÇÕES

GRUPO VOCAL REFLEXUS CELEBRA A MÚSICA NO PALCO DO TREZE DE MAIO

O Grupo Vocal REFLEXUS encantou a todos que estavam presentes no Theatro Treze de Maio na tarde deste domingo (30). O grupo é formado por cantoras e cantores que participaram ao longo das décadas do Coral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e hoje residem em diferentes cidades e Estados brasileiros. 

O REFLEXUS foi criado durante a pandemia pela professora aposentada do Departamento de Música da UFSM e Maestria do Grupo REFLEXUS, Zobeida Prestes, que sonhou com um coral e resolveu reunir todos os amigos cantores. Os ensaios são realizados de forma online devido à distância dos integrantes que moram em Salvador, Santa Maria, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. Eles se reúnem ocasionalmente para ensaios presenciais e apresentações públicas. 

No Treze de Maio, o público pode prestigiar o fruto desses encontros e talentos. A apresentação do grupo vocal durou uma hora e trouxe um repertório com muitas músicas e interpretações.“Ver o Theatro lotado foi um sentimento de gratidão e um sentimento de retorno pelo trabalho que fizemos. Faz muitos anos que não cantamos e as pessoas pareciam lembrar do que fazíamos e vieram com os amigos prestigiar”, declara a maestra. 

Os amigos coristas, que se conhecem desde a década de 70, reconhecem o esforço e o comprometimento de todos os colegas para chegar aonde chegaram. A formanda em Educação Física, Fisioterapia e Canto, Ione Götz, sente-se realizada por ser uma das participantes. “Através do canto coral eu acabei exercendo outra profissão. É o meu universo, é a minha realização, cantar junto com esse grupo é sensacional”, comenta Ione.

Fotos: Ronald Mendes

Texto: Vitória Gonçalves – acadêmica de jornalismo da UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa